Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Glauciane Barros | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T18:05:44Z | - |
dc.date.available | 2022-11-17T18:05:44Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, GLAUCIANE BARROS. A Prática do Trabalho Docente com Alunos que Apresentam Quadros Clínicos de Transtornos Globais de Aprendizagem em uma Instituição de Apoio Pedagógico. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE 109f., 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/888 | - |
dc.description.abstract | Ao nos depararmos com alunos que apresentam Transtorno Global de Desenvolvimento (TDG), mesmo com leis e decretos que permitem amparar pessoas com qualquer tipo de deficiência, a exemplo da declaração de Salamanca (UNESCO) e Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (que norteia a educação inclusiva), evidencia que todo sujeito em formação tem o direito de estar inserido em uma sala regular de ensino. Pensando nessa formação, como cidadãos de direito, o CEMEC Centro Educativo Marie Curie, foi adaptado para atender essa parcela da população da cidade de Ouricuri, como uma Instituição de suporte Pedagógico, privada que atende alunos de todas as demandas da educação básica. Na empresa trabalham três professores formandos na área de química, capacitados por meio de cursos específicos para atender tal público, uma vez que a formação dos mesmos é, de fato, Licenciatura em Química, onde estão previstos para concluir no ano de 2021 no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Ouricuri. O atendimento dos alunos com TGD é de forma individual, a maioria dos discentes estão cursando o ensino médio e existe uma grande dificuldade destes alunos aprenderem com situações que envolvam símbolos e códigos. A presente pesquisa deu ênfase a disciplina de química, vez que esses alunos precisam compreender o mundo no qual estão inseridos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos diagnosticados com Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), alunos esses com confirmação do transtorno por meio de laudos concedidos por profissionais renomados na área de saúde. Porém, quem atua em parceria com o CEMEC é o psicopedagogo institucional, entretanto, algumas literaturas explicam que estes transtornos são identificados através da baixa performance em sala de aula, com relação ao cognitivo geral, sendo vista, como Síndrome Psicossocial que englobam situações endógenas e exógenas ao sujeito que a manifesta. Vale ressaltar como esses aspectos impactam na vida escolar do sujeito em formação. A realidade hoje nas escolas é bem adversa, espaços educacionais não interativos, professores sem capacitação, que não possuem um norte como guia, mesmo com leis e normativas que orientam a Educação Inclusiva. Como metodologia norteadora, foi feito um estudo de caso, onde a pesquisadora vivenciou situações ímpares, obteve diálogos direto com os professores no decorrer das observações na tentativa de entender como dá-se o acompanhamento aos discentes, relatando situações vividas por esses profissionais e como é relevante para moldar a realidade dos alunos em questão e da comunidade onde a pesquisa foi desenvolvida. Por esta razão, tende a encontrar-se nesta pesquisa, investigações e experiências dos docentes a respeito das ações metodológicas diante do contexto inclusão. Tendo como principal objetivo relatar e analisar a agregação de professores de química que se depararam com uma realidade atípica e com os resultados obtidos foi possível entender como o CEMEC se adaptou para atender os alunos. Afirmo ter sido necessária uma qualificação para esse atendimento, bem como, criar parcerias com a família do aluno, profissionais da área de psicopedagogia e tentar uma interação positiva com os professores da rede regular de ensino. A pesquisa visou, também, mostrar os ganhos profissionais que através da fala do docente, entrou em evidência, a exemplo de: organização pedagógica, planejamento e atendimento diferenciado, tornou o CEMEC uma instituição referência para esse tipo de atendimento e contribui para a escolarização do aluno em formação. Por fim, acreditamos que esta pesquisa agrega de forma expressiva para uma demanda de cidadãos, bem como, dá-se o seu processo de escolarização. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Qualificação docente | pt_BR |
dc.subject | Análise das práticas docentes | pt_BR |
dc.title | A Prática do Trabalho Docente com Alunos que Apresentam Quadros Clínicos de Transtornos Globais de Aprendizagem em uma Instituição de Apoio Pedagógico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química (Campus Ouricuri) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Prática do Trabalho Docente com Alunos que Apresentam Quadros Clínicos de Transtornos Globais de Aprendizagem em uma Instituição de Apoio Pedagógico.pdf | TCC - Glauciane Barros Nascimento | 5,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.