Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/123456789/890
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Alexandre Gomes Marques de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T22:37:17Z | - |
dc.date.available | 2022-11-17T22:37:17Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, ALEXANDRE GOMES MARQUES DE. Química ao alcance das mãos: produção de laboratório portátil para aulas experimentais. TCC (Licenciatura Plena em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 45f., 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/890 | - |
dc.description.abstract | A Química é uma ciência essencialmente experimental, portanto, o ensino da disciplina desacompanhado da experimentação não é coerente. Este trabalho surge da necessidade de superar a deficiência de aulas experimentais por falta de laboratório de Ciências e/ou materiais experimentais nas escolas. Para tanto, foi produzido um laboratório portátil para viabilizar experimentos simples, seguros e de fácil compreensão nas aulas de Química no Ensino Médio em uma instituição de ensino onde não há laboratório. O objetivo deste trabalho foi analisar as possíveis contribuições do laboratório portátil para o aprendizado da Química e apresentar alternativas para a superação de limitações estruturais enfrentadas para promoção de aulas práticas e experimentais da disciplina. Para a produção do laboratório portátil foram utilizados materiais convencionais de laboratório e alternativos do cotidiano, organizados de modo que seja fácil sua locomoção. A análise da contribuição do laboratório portátil para o aprendizado dos conhecimentos específicos da Química foi feita com base no rendimento dos estudantes em atividades a cerca dos conteúdos abordados com experimentação. Para avaliar a aceitação dos estudantes em relação ao recurso adotado e a metodologia empregada foi elaborado e aplicado um questionário qualitativo simples. Com a integração entre teoria e prática de conhecimentos da Química utilizando o laboratório portátil nas aulas, explorando a interdisciplinaridade e a contextualização através da experimentação, foi constatado que houve melhora no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam que a metodologia adotada facilitou o aprendizado dos conhecimentos específicos e que o laboratório trouxe benefícios para aulas de Química. | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Laboratório Portátil | pt_BR |
dc.title | Química ao alcance das mãos: produção de laboratório portátil para aulas experimentais | pt_BR |
Appears in Collections: | Licenciatura em Química (Campus Ouricuri) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
QUÍMICA AO ALCANCE DAS MÃOS. PRODUÇÃO DE LABORATÓRIO PORTÁTIL PARA AULAS EXPERIMENTAIS.pdf | TCC - ALEXANDRE GOMES MARQUES DE FREITAS | 1,66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.