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dc.contributor.authorSantos, Christoph de Freitas-
dc.date.accessioned2023-01-30T13:42:45Z-
dc.date.available2023-01-30T13:42:45Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS, C. F. A utilização das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica do ensino superior. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 35f., 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/963-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo identificar o panorama físico de uma IES - o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta - no que diz respeito ao patrimônio físico e ativo de equipamentos relativos às TICs, destinadas ao uso, tanto administrativo, quanto pedagógico, assim como à aplicação das TICs no fazer pedagógico diário, uma vez que a instituição denomina-se tecnológica e tem a missão de formar cidadãos embasados no uso hábil de tecnologias voltadas à profissão e à comunicação. O capítulo do Referencial Teórico aborda o surgimento, as divisões e a importância das TICs nos dias atuais, endossando o valor do presente estudo e justificando-o como indubitável para a análise dos prós e dos entraves de se utilizar as TICs em favor da educação. Através de estudos bibliográficos, de pesquisas in loco e de aplicação de questionário ao corpo docente, foi possível traçar o perfil do uso consciente e efetivo das TICs no processo pedagógico, como também mapear os anseios e os entraves dos docentes quanto à utilização das TICs como ferramentas pedagógicas e o que eles afirmam como positivo para o resultado final: a aprendizagem discente. Os resultados experimentais mostraram que a instituição possui várias ferramentas componentes da TIC, porém que carece de atualizações constantes e de reparos em alguns maquinários, para que possa acompanhar as atualizações que surgem na sociedade em que alunos e professores estão inseridos. Como resultados do questionário aplicado, tem-se a consciência de que o uso de tecnologias na vida diária é algo inevitável e que já se faz sentir necessário na prática pedagógica, mesmo que alguns docentes ainda manifestem dificuldades em utilizar as como ferramenta didática, por motivos que vão desde o desconhecimento até a carência de ideias de como utilizá-las em suas aulas. Daí, decorreu-se a necessidade - exposta pelo próprio professor - de haver capacitações e treinamentos para utilização e manuseio das TICs em sala de aula, nas diversas disciplinas escolares. Percebeu-se, assim, que as TICs são de suma importância em qualquer ambiente da vida social, educacional e/ou profissional do ser humano, e que seu conhecimento e manuseio consciente, além de ser algo atrativo, é necessário a uma boa qualidade de vida e equilíbrio de competitividade e competência nos dias atuais.pt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectHabilidadept_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.titleA utilização das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica do ensino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

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