Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/996
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Rafaela Luz | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T12:31:56Z | - |
dc.date.available | 2023-03-31T12:31:56Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Ana Rafaela Luz. Hidrogênio verde e o ensino da eletrólise a partir de uma revisão bibliográfica. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE 64 f.,2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/996 | - |
dc.description.abstract | O hidrogênio verde tem ganhado um papel central em um contexto de diversos problemas ambientais e de uma matriz energética fundamentada na utilização de combustíveis fósseis. Dessa forma, a rota de produção do hidrogênio verde, através da eletrólise da água e de fontes renováveis de energia, possibilitará uma transição energética mais limpa, segura e flexível, contribuindo para a descarbonização do setor energético. Nesse viés, a eletrólise é um processo químico bem conhecido que requer adoção mais ampla para reduzir os custos de produção. Nessa perspectiva, insere-se a eletrólise como um dos conteúdos de Química, ao qual é atribuído uma dificuldade intrínseca em sua compreensão. Diante disso, este trabalho consistiu em uma revisão bibliográfica acerca da produção do hidrogênio verde via eletrólise da água, bem como sobre o ensino de eletrólise em aulas de Química, com a finalidade de compreender como o hidrogênio verde pode ser relacionado ao conteúdo de eletrólise. Desse modo, evidenciou-se que a literatura científica e acadêmica acerca do ensino de eletrólise relata a dificuldade na compreensão do conteúdo de eletroquímica pelos alunos, além de ressaltarem a importância da experimentação e contextualização em aulas sobre a eletrólise. Dessa forma, considerando os aspectos principais da produção do hidrogênio via eletrólise da água, com a utilização de fontes renováveis, percebeu-se que como é necessário trabalhar a temática da produção do hidrogênio verde em consonância com o assunto de eletrólise, visto que isso pode auxiliar na aprendizagem e compreensão do processo eletrolítico. Nessa perspectiva, pode-se relacionar as células eletrolíticas aos eletrolisadores alcalino e PEM, bem como as semirreações genéricas e seus eletrodos com as semirreações da água e os eletrodos utilizados nos eletrolisadores, além de identificar a função do eletrólito nesses sistemas e a função e importância da corrente elétrica utilizada em um processo eletrolítico, destacando-se as energias renováveis utilizadas nos eletrolisadores para produzir o hidrogênio. | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Hidrogênio verde | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Eletrólise | pt_BR |
dc.title | Hidrogênio verde e o ensino da eletrólise a partir de uma revisão bibliográfica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química (Campus Ouricuri) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - HIDROGÊNIO VERDE E O ENSINO DA ELETRÓLISE A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.pdf | TCC - ANA RAFAELA LUZ SILVA | 896,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.