Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1003
Título: Febre aftosa: percepção dos pecuaristas de Casa Nova-BA sobre a vacinação em bovinos
Autor(es): Silva, Maurilio Rodrigues da
Palavras-chave: Bovinos
Doenças em bovinos
Febre aftosa
Produtores de bovinos
Casa Nova - BA
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Maurilio Rodrigues da. Febre aftosa: percepção dos pecuaristas de Casa Nova-BA sobre a vacinação em bovinos. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 46 f., 2023.
Resumo: A febre aftosa é considerada entre as doenças virais, uma das mais contagiosas que afeta a produção e economia mundial. Percebida em animais biungulados, com sintoma hiperagudo, sua caracterização clínica se dá por formação de vesículas nas regiões da boca, tetos, úberes, narinas e patas, acometendo variedade significativa tanto de animais domésticos, quanto animais selvagens. Acerca dos animais suscetíveis a doença, estão os: bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos (MAPA, 2007). O objetivo do presente trabalho é esboçar o perfil do produtor de bovinos de Casa Nova/BA e conhecer a realidade dos procedimentos vacinais da febre aftosa no município. Foi realizada a aplicação de questionário, para levantamento de dados como: perfil socioeconômico, localização, comercialização, principal atividade produtiva, manejos de vacinação, estrutura física, questionamentos acerca da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa e relacionamento com o órgão de defesa agropecuária. O pecuarista produtor de bovinos do município de Casa Nova/BA, tem entre 50 e 70 anos, maioria do sexo masculino e que não concluíram o ensino médio. No que se refere à adoção das recomendações do PNEFA, 44% dos pecuaristas não adotam os procedimentos, não aplicando a vacina obrigatória contra FA, 58% declarou não fazer higienização dos instrumentos de vacinação, 67% acredita na eficiência da vacina e 59% afirmou nunca ter recebido nenhum tipo de assistência técnica. Os órgãos governamentais não adotam as medidas de orientação necessária para os produtores, refletindo nos resultados reais acerca da cobertura vacinal no município de Casa Nova/BA. A aplicação de medidas apenas de sentido de fiscalização, está a ocasionar a obtenção de dados não reais. Dado o exposto, um processo educativo se faz necessário na conscientização e importância da vacinação em Casa Nova/BA para contribuir com a evolução do status vacinal de forma regional e na Bahia como um todo.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1003
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FEBRE AFTOSA_PERCEPÇÃO DOS PECUARISTAS DE CASA NOVA-BA SOBRE A VACINAÇÃO EM BOVINOS.pdf940,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.