Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1004
Título: Alteração da atividade fonte ocasionada pela desfolha precoce de videiras
Autor(es): Miranda, Mayara da purificação
Palavras-chave: Fisiologia vegetal
Videiras
Manejo de brotação
Data do documento: 2023
Citação: MIRANDA, Mayara da Purificação. Alteração da atividade fonte ocasionada pela desfolha precoce de videiras. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 25 f., 2023.
Resumo: A viticultura de mesa é uma atividade de grande importância econômica e social no Vale do Submédio São Francisco, com destaque no cenário nacional e internacional, devido às altas produtividades e padrões de qualidade. A variedade Vitória vem sendo amplamente produzida na região, conquistando consumidores pelas suas características sensoriais, mas, mesmo alcançando bons patamares produtivos, a qualidade da fruta pode ser comprometida por problemas fitossanitários, que vêm exigindo a adoção de manejos fitossanitários e culturais, dentre eles a desfolha precoce dos brotos. O objetivo deste trabalho foi analisar a alteração da atividade fonte em ramos precocemente desfolhados de videiras da variedade Vitória, Para tanto, foram avaliadas variáveis biométricas, histológicas e bioquímicas, em plantas de um vinhedo comercial. Concluiu-se que a adoção da desfolha precoce de videiras Vitória trouxe benefícios estruturais e fisiológicos para as plantas, permitindo o seu restabelecimento fisiológico. Os viticultores podem realizar a desfolha precoce dos brotos, pois a técnica não causa prejuízos para a planta.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1004
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ALTERAÇÃO DA ATIVIDADE FONTE OCASIONADA PELA PELA DESFOLHA PRECOCE DE VIDEIRAS.pdf6,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.