Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1005
Título: O impacto da tecnologia na educação da comunidade indígena Pankará durante a pandemia de Covid-19.
Autor(es): Freire, Ana Carolina de Sá Silva
Palavras-chave: Pandemia
Indígenas
Ensino on-line
Tecnologia na educação
Data do documento: 2023
Citação: FREIRE, A. C. S. S. O impacto da tecnologia na educação da comunidade indígena Pankará durante a pandemia de Covid-19. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 51f., 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar e discutir como o ensino na comunidade indígena Pankará foi afetado pela pandemia da Covid-19, destacando os desafios tecnológicos enfrentados no período, a fim de conhecer a realidade enfrentada pelos estudantes. Mudanças no ensino foram causadas pela necessidade de isolamento social, levantando a seguinte indagação: Quais os efeitos e a importância da internet e de outros recursos tecnológicos em uma comunidade escolar indígena? Logo, este trabalho ocorreu por meio de uma pesquisa que coletou dados, através de questionário, junto a 62 alunos do 9o ano do ensino fundamental, 1o e 2o anos do ensino médio de uma das Escolas Estaduais Indígenas, localizada na comunidade Pankará. Por meio dessa pesquisa, foi possível perceber os impactos negativos e positivos da tecnologia na educação naquela comunidade, durante o período de ensino remoto. Dentre as principais dificuldades, 32% dos alunos relataram a falta de equipamentos para assistir aulas e estudar; 24% referiram falta de conexão com a internet. Houve também falta de habilidade no uso das ferramentas (12%), entre outros problemas citados. Contudo, ainda assim, 95% dos alunos afirmaram que a tecnologia foi essencial para a educação durante a pandemia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1005http://hdl.handle.net/123456789/1005
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE INDÍGENA PANKARÁ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.pdf821,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.