Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1006
Título: A ludicidade no ensino de química orgânica: uma revisão integrativa.
Autor(es): Almeida, Rejane Santana de
Palavras-chave: Educação
Química orgânica
Ludicidade
Ensino
Jogos
Data do documento: 2022
Citação: ALMEIDA, REJANE SANTANA DE. A ludicidade no ensino de química orgânica: uma revisão integrativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 47f., 2022.
Resumo: A Química está presente no nosso meio de diversas formas. O conteúdo de Química Orgânica tem um papel fundamental e bastante relevante na sociedade, por abranger estruturas, composições, transformações da matéria, por facilitar a compreensão de compostos formados pelo carbono, um dos principais elementos encontrados na natureza. No ensino de Química, é possível notar a dificuldade dos alunos por se tratar de uma disciplina na área de exatas que traz consigo símbolos, fórmulas e termos diferentes. Isto acaba dificultando o aprendizado dos alunos, criando assim resistências, principalmente se as aulas forem sempre expositivas, já que se trata de uma área mais experimental. Além disso, pode demandar muito mais tempo do professor para que os objetivos das aulas sejam alcançados. Desta forma, este trabalho explora o que vem sendo desenvolvido entre 2016 a 2021 nas bases de dados do Portal de Periódicos - Capes e Scielo Brasil, incluindo artigos nacionais e internacionais sobre o uso do lúdico de forma presencial e a distância como estratégias que melhoram o ensino e a aprendizagem dos discentes. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois apresentaram muitos recursos lúdicos de Química Orgânica que possibilitam a utilização, criação e até mesmo adaptações, podendo ser desenvolvidos dentro e fora da sala de aula. O trabalho traz benefícios para a educação em Química, incluindo melhorias para a metodologia dos docentes e discentes, incluindo os de licenciatura. Também foi possível observar trabalhos que se preocuparam e que se adequaram com a inclusão, deixando claro que pensar nos alunos com algum tipo de deficiência se mostra necessário.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1006
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A LUDICIDADE NO ENSINO DE QUIMICA ORGANICA; UMA REVISAO INTEGRATIVA.pdfREJANE SANTANA DE ALMEIDA1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.