Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1007
Título: Serras, nascentes e grutas: patrimônios naturais, culturais e identitário do povo indígena Pankararu
Autor(es): Santos, Fernando Monteiro dos
Nascimento, Maria Jacielma Monteiro do
Santos, Maria José dos
Santos, Maria Nazaré dos
Santos, Rita de Cássia dos
Palavras-chave: Pankararu
Indígena
Povos originários
Data do documento: 2023
Editor: Editora IFSertãoPE
Citação: SANTOS, F. M et. al. (org.). Serras, nascentes e grutas: patrimônios naturais, culturais e identitário do povo indígena Pankararu. Petrolina: Editora IFSertãoPE, 2023.
Resumo: O programa ação saberes indígenas na escola, vem sendo desenvolvido no IFSERTÃOPE desde 2018 quando integrou a Rede Nordeste de saberes indígenas com o apoio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A cada edição, um produto é gerado como forma resgatar e preservar a memória do povo Pankararu, para as suas gerações principalmente. A edição 2022 teve como objetivo a publicação de um livro com os resultados das ações e atividades realizadas com e pelos participantes tornando-os protagonistas do projeto conhecendo ainda mais suas terras, histórias, cultura considerando o território que habitam. Contribui também para o fortalecimento das discussões, políticas envolvendo os povos originários da região Nordeste, bem como para o fortalecimento do programa. Os ambientes de estudos foram aqueles que têm grande representatividade para o povo Pankararu como grutas, serras, nascentes, as histórias das origens de seus nomes, a importância desses ambientes para esse povo, dentre outros, buscando que esses relatos fossem feitos pelos mais velhos e por aqueles que já receberam essas informações de seus antepassados, assim, motivando as crianças e os jovens a adentrar e se aprofundar nessas realidades, percebendo a importância dessas memórias para a preservação de sua cultura, do respeito ao meio ambiente e que só reafirmam que podem coexistir harmonicamente. Assim, os autores buscam registrá-las nessa obra na forma textos, desenhos, toantes, imagens que ficará disponível em todas as escolas indígenas, sendo utilizado como material didático para que siga viva na realidade e memórias do povo Pankararu.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1007
ISBN: 978-65-89380-10-8
Aparece nas coleções:E-Books

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-BOOK - Serras_grutas_nascentes_patrimônios_naturais_culturais_e_identitário_do_povo_indígena_Pankararu.pdfPDF7,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.