Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1008
Título: Reação de porta- enxertos de videira à Meloidogyne incognita
Autor(es): Nascimento, Antonio Victor Lima
Palavras-chave: Fisiologia vegetal
Viticultura
Uva de mesa
Fitonematóides
Data do documento: 2023
Citação: NASCIMENTO, Antonio Victor Lima. Reação de porta- enxertos de videira à Meloidogyne incognita. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 24 f., 2023.
Resumo: A viticultura no Submédio do Vale do São Francisco é destaque no cenário nacional, dentre as diversas variedades produzidas a cultivar ARRA 15® lançada pela GRAPA VARIETIES©, é caracterizada como uma cultivar branca sem sementes muito atrativa para o mercado interno e externo. Dentre os principais fatores responsáveis pela redução de produtividade, o ataque de fitonematoides como Meloidogyne incognita e o Xiphinema index vem ganhando destaque na região, tendo em vista que a perda de produtividade, cerca de 80%, com frutos de má qualidade, além de as videiras infectadas têm uma vida útil mais curta e maior sensibilidade ao estresse ambiental. A utilização de porta enxertos resistentes vem sendo adotadas para desenvolver plantas com maior resistência a pragas e doenças. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os níveis de susceptibilidade da cultivar ARRA15® em quatro diferentes porta-enxertos: Ramsey, SO4, Paulsen 1103 e Freedom, ao ataque de fitonematoides, e também observar os danos causados aos tecidos radiculares. O experimento se deu na Fazenda Prado Agrícola localizada no Projeto Senador Nilo Coelho Núcleo 5 (N5), município de Petrolina – PE. Os tratamentos consistiram em solo autoclavado, solo com inoculação e solo de uma área infestada. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 3 (quatro porta enxertos e três tipos de solo) com três repetições por tratamento. As variáveis estudadas, foram: matérias frescas de raiz (MFR, em gramas), fator de reprodução (FR), população final (PF) além de serem feitas observações histológicas das raízes infectadas e os danos causados pelo ataque de fitonemtoides. Concluiu-se que, todos os porta-enxertos avaliados neste trabalho foram suscetíveis ao M. incognita. O porta enxerto Ramsey apresentou menor fator de reprodução, no entanto foi suscetível, pois, foi ≥ 1 e o SO4 apresentou maior fator de reprodução.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1008
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - REAÇÃO DE PORTA- ENXERTOS DE VIDEIRA À MELOIDOGYNE INCOGNITA.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.