Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1010
Título: A gamificação no ensino de leitura em língua inglesa: contribuições e aplicações
Autor(es): Silva, Ana Carolina Carvalho Monaco da
Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa
Habilidade leitora
Gamificação
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, A. C. C. M. A gamificação no ensino de leitura em língua inglesa: contribuições e aplicações. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral investigar as contribuições das atividades gamificadas à habilidade leitora no ensino em língua inglesa. Para isso, os aspectos metodológicos desta pesquisa perpassaram a pesquisa descritiva documental básica, de natureza qualitativa, com delineamento de levantamento, que consistiu no estudo e levantamento de informações sobre as práticas de leitura e as experiências de gamificação, buscando apresentar uma sugestão de atividade gamificada a ser utilizada nas aulas de língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Verificou-se que a habilidade leitora tem, notoriamente, importância primordial para os indivíduos em sua língua materna, como uma prática comunicativa democratizada e democratizante que possibilita ao sujeito uma maior autonomia e cidadania. Essa relevância se expande para a língua estrangeira, dentro da proposta apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na medida em que os estudantes podem explorar práticas de linguagem para a construção de significados, em uma relação que envolve aspectos de prática social e de constituição de sujeito. Assim, a leitura em língua adicional abre espaço para reflexão, autonomia e sensibilização ao outro na busca por uma compreensão de sua própria realidade. Como auxílio no caminho para o letramento, o docente pode elaborar questionamentos que auxiliem o processamento e a compreensão do texto. O jogo, por sua vez, é um instrumento pedagógico que pode auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem da língua inglesa, portanto a gamificação pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa e atrativa para os estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental, inserindo o lúdico, a motivação e a interação. A pesquisa evidenciou que as atividades gamificadas podem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da habilidade leitora no ensino em língua inglesa voltado para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1010
Aparece nas coleções:Metodologia do Ensino de Línguas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA - CONTRIBUIÇÕES E APLICAÇÕES.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.