Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1011
Título: As marcas do estigma: uma análise dialógica do conto "Linda, uma história horrível", de Caio Fernando Abreu.
Autor(es): Dantas, José Claudio Gomes
Palavras-chave: Conto
Dialogismo
Estigma
Vozes sociais
Data do documento: 2023
Citação: DANTAS, J. C. G. As marcas do estigma: uma análise dialógica do conto "Linda, uma história horrível", de Caio Fernando Abreu. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: Este estudo tem como objetivo realizar uma análise sobre as relações entre as personagens estigmatizadas presentes no conto “Linda, uma história horrível” (1988/2018), de Caio Fernando Abreu a partir de um roteiro de leitura proposto para o Ensino Médio. O autor tem grande destaque na literatura não só pela escrita escancarada, mas também pela sua capacidade de tornar visíveis, em sua obra, personagens marginalizados pela sociedade, bem como construí-los capazes de rumorar e confundir tanto a sociedade quanto os sujeitos que estão dispostos a tornar essas personagens desviantes do que é pleno e socialmente aceito. Para tanto, são evidenciados personagens, discursos e conflitos com o intuito de apontar como as marcas estigmatizantes surgem na sociedade, assim como deterioram a identidade dos que por elas são afetados. Tomamos como pano de fundo teórico os estudos sobre o dialogismo e os conceitos de discurso e vozes sociais de Mikhail Bakhtin (2010; 2011; 2016), bem como o conceito de estigma abordado por Erving Goffman (1963/2017) a fim de possibilitar uma análise do conto a partir da proposta de um roteiro de leitura para o Ensino Médio. Metodologicamente, nosso estudo tem um caráter bibliográfico com abordagem qualitativa e natureza descritiva-interpretativa, partindo do método dialógico. A partir disso, averiguamos analiticamente, de que maneira os diálogos entre as personagens do conto caracterizam-nas como seres deteriorados, e como os discursos ideológicos, presentes nessa interação, interferem durante o processo de estigmatização das personagens na obra. Os resultados evidenciam que a maneira como as personagens são construídas e caracterizadas inclinam para estereótipos hostilizados e mantidos dentro de uma jaula, sob a contenção de identidades deterioradas, projetando corpos renegados e vozes silenciadas por estigmas sociais. Portanto, a pesquisa aponta para uma leitura contendo narrador e personagens transgressores das convenções sociais em busca de liberdade, provocando no leitor uma inquietação social frente à (in)completude da obra analisada.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Pós- graduação Lato Sensu em Metodologias do Ensino de Línguas, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos obrigatórios para obtenção do título de Especialista em Metodologias do Ensino de Línguas
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1011
Aparece nas coleções:Metodologia do Ensino de Línguas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.