Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1017
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Bruno Freitas-
dc.date.accessioned2023-04-18T14:07:49Z-
dc.date.available2023-04-18T14:07:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS, B. F. Um mapeamento para aprendizagem significativa na Educação Profissional e Tecnológica no ensino médio integrado no Campus Petrolina Zona Rural. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1017-
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentado no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) – para obtenção do título o de mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Linha de Pesquisa: Organização e Memórias deEspaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)pt_BR
dc.description.abstractO presente projeto de pesquisa intitulada com a temática Aprendizagem Significativa tem como objetivo analisar um mapeamento da aprendizagem significativa dos discentes do curso de Ensino Médio Integrado em Agropecuário do Campus Petrolina Zona Rural IFSertãoPE O problema apresentado é que na construção de uma aprendizagem muito superficial e mecânica que fica restritaapenas dentro das quatro paredes da sala de aula, o estudante acaba não conseguindo transpor os conhecimentos adquiridos para a resolução de problemas da vida prática por não conhecer o próprioespaço em que atua como ator de aprendizagem. Diante do exposto, as problemáticas que nortearamesta pesquisa foram as seguintes: Como ensinar de forma significativa? Quais os recursos e atividadesque serão capazes de construir um aprendizado significativo? Qual a/o melhor estratégia/método de ensino que será funcional nessa construção de aprendizagem significativa?Usando por exemplos espaços informais de dentro e fora da instituição de ensino como biblioteças,quadras poliesportivas, laboratórios e áreas verdes da instituição como estimulos da apresendizagem. A metodologia usada foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter bibliográfico, uma vez que se pautou em vários teóricos da temática. Os resultados parciais da pesquisa servem, de subsídios para um melhor agir daprática pedagógica e um maior conhecimento dos agentes do processo. Enfatizando ainda que com operíodo pandêmico, os alunos não conhecem o campus, e daí surge a necessidade dessa cartografia como guia interativo para que os alunos conheçam melhor seu espaço de aprendizagem. E como parte da conclusão, vem a tona a questão das multiversidades dentro dos IFS brasileiros, que hoje oferece uma gama de possibilidades e de chances para o ensino médio, graduação, pós gradução latu sensu e strictu sensu.Com o intuito de traçar uma nova perspectiva para as ações de educar, ensinar de aprender, propõe atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação realizadas de forma exitosa por seus parceiros e equipes montadas com qualidade e excelência.pt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem Signficativapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.titleUm mapeamento para aprendizagem significativa na Educação Profissional e Tecnológica no ensino médio integrado no Campus Petrolina Zona Ruralpt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.