Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1018
Título: Eficiência de condicionadores de solos sobre aspectos agronômicos de videiras ‘Arra 15®’ no Vale do São Francisco
Autor(es): Souza, Jefferson Reis de
Palavras-chave: Solos
Fertirrigação
Videiras
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, Jefferson Reis de. Eficiência de condicionadores de solos sobre aspectos agronômicos de videiras ‘Arra 15®’ no Vale do São Francisco. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 22 f., 2022.
Resumo: No Vale do São Francisco, o clima impõe condições potencialmente estressantes para as plantas e a produção de uvas está sujeita à influência de fatores bióticos e abióticos que afetam diretamente a fisiologia das cultivares produzidas na região, ocasionando perdas significativas e prejuízos na comercialização. O uso de microrganismos, ácidos húmicos (AH) e ácidos fúlvicos (AF) tem sido uma tecnologia que vem se estabelecendo na agricultura, com resultados muito promissores, mas que demandam de conhecimentos específicos sobre as respostas expressas pelas videiras cultivadas no Vale do São Francisco. O objetivo deste projeto foi conhecer a eficiência por fertirrigação de condicionadores de solo, sobre a fisiologia, produtividade e qualidade de videiras, variedade ‘ARRA 15®’. O experimento foi conduzido na Fazenda Galdino, localizada no Núcleo 9 (N-9) do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, Petrolina – PE. O delineamento experimental foi utilizado em blocos casualizados, constituído de 3 tratamentos e 12 repetições. Cada unidade experimental será constituída de 130 plantas, totalizando 1560 plantas. As plantas foram tratadas com três dosagens diferentes de dois produtos comerciais à base de ácidos húmicos e fúlvicos. O projeto consistiu em analisar as variáveis: produtividade, massa fresca dos cachos, área foliar, área foliar específica e massa seca das raízes. O aumento das dosagens de condicionadores de solo diminuiu a área foliar, no entanto a diminuição da área foliar não interferiu na capacidade fotossintética da planta e no acúmulo de biomassa das folhas; em relação a área foliar específica (AFE), observou-se que não houve diferenças entre os tratamentos; os tratamentos 2 e 3 não apresentaram diferença estatística nas variáveis agronômicas analisadas produtividade e massa fresca dos cachos, todavia, economicamente, as doses adotadas no tratamento 2 apresentam uma melhor viabilidade econômica.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1018
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.