Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1019
Título: Uma análise da utilização da história da matemática como metodologia de ensino nos livros didáticos de matemática utilizados pelo IF SERTÃO-PE, Campus Salgueiro, e pela GRE-SERTÃO CENTRAL
Autor(es): Silva, Antonio Levi Nunes da
Palavras-chave: História da Matemática
Livro Didático
Metodologia de Ensino de Matemática
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, A. L. N. Uma análise da utilização da história da matemática como metodologia de ensino nos livros didáticos de matemática utilizados pelo IF SERTÃO-PE, Campus Salgueiro, e pela GRE-SERTÃO CENTRAL. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: O presente trabalho busca trazer um olhar mais acentuado sobre o uso da História da Matemática (HM) como uma metodologia de ensino que contribui para a desmistificação dessa ciência como pronta e acabada e mostrar que seu desenvolvimento é fruto de processos e criação humana. A partir disso, tem-se o objetivo de analisar a presença e as características da HM nos livros didáticos de matemática usados pela GRE-Sertão Central e pelo IF Sertão-PE, Campus Salgueiro. Tendo em vista a capacidade em expor os processos evolutivos e/ou a criação de métodos e conteúdos matemáticos, acredita-se no potencial da HM como um método didático que potencializa a difusão dos conhecimentos da disciplina nos mais diversos níveis de ensino, principalmente no básico. O trabalho foi desenvolvido sob uma perspectiva qualitativa, em que livros didáticos de Ensino Fundamental e Médio foram examinados levando em conta as considerações apresentadas no “Manual para Análise Crítica da História da Matemática no Livro Didático de Matemática”, presente em uma das bibliografias revisadas. Com isto, a pesquisa proporcionou a averiguação de que a HM, que aparece nas obras estudadas, em alguns momentos é mais explícita, enquanto em outros é mais subjacente, contribuindo mais em alguns casos e menos em outros para a construção dos saberes matemáticos de acordo com uma ótica de desenvolvimento e evolução ao longo do tempo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de graduado em Física.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador