Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1020
Título: Desenvolvimento de plataforma web para rádio com hospedagem de podcasts
Autor(es): Silva, Lucas Gondim da
Palavras-chave: Desenvolvimento de software
Plataforma para Rádio
Typescript
Next js.
Firebase
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, L. G. Desenvolvimento de plataforma web para rádio com hospedagem de podcasts. TCC (Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: O presente artigo busca apresentar uma solução para uma rádio local da cidade de Salgueiro - PE, chamada “Rádio Vida FM”, com o objetivo disponibilizar informação de forma acessível para a região. A rádio vida foi fundada em 2002 e tem como objetivo da mesma o caráter comunitário, pautada pela lei 9.612, de fevereiro de 1998; por conta da mesma, a rádio tem seu alcance reduzido, alcançando poucas regiões. A programação da rádio vida é composta por 7 programas onde são feitas entrevistas e também músicas que a população liga e faz seu pedido, sendo eles: Armando Sobreira (Show da Cidade), Damião Gomes (Amanhecer do Sertão), Edvaldo Torres (Fim de Feira), Elias e Xerife (Turma do Elias), Fátima Gomes (Clube do Rei), João Victor Rocha (Canal Livre), Paulo Barbosa (Paulo Barbosa). Eis que surge a problemática, como a rádio tem sua programação como base o sistema “rádio” e não tem um meio de disponibilização de sua programação de forma externa como exemplo, instagram, facebook, linkedin e etc; só algumas entrevistas são feitas pelo o próprio radialista na sua própria rede social, às vezes; sendo assim somente sendo feita a transmissão ao vivo. A partir disso, como a população pode ouvir a programação depois do ao vivo. Com o desenvolvimento de uma plataforma para rádio Vida, a mesma irá solucionar essa problemática de disponibilização de informação de forma gratuita e ilimitada; uma plataforma limpa e com objetivo simples - Unir a função da rádio com o podcast, unindo essas metodologias os ouvintes poderão ouvir a programação a qualquer hora do dia por meio de um computador ou smartphone com internet. Para método de desenvolvimento da plataforma, foi usado a metodologia ágil SCRUM, sendo dividida em sprints pequenas tarefas passadas e validades pelo SPRINT MASTER - Prof. Leonardo Campello do período de 15 dias. Então a equipe formada ficou da seguinte forma: Leonardo Campello (SPRINT MASTER), Lucas Gondim (Desenvolvimento), também foi obtido o auxílio do gerente da rádio Armando Sobreira e o João Victor Rocha também da rádio para testes, disponibilizando arquivos e validações. Como softwares auxiliar para 5 dividir as tarefas, foi usado o trello, desenvolvimento do Visual Studio Code e testes em localhost no navegador Brave. As tecnologias usadas para implementação da aplicação foram pensadas em tecnologias do mercado atual, e assim foram escolhidas o TypeScript com o framework Next.js integrado no banco de dados da google, o firebase e publicado/hospedado na vercel. Onde o projeto é feito deploy e disponibilizado por meio de SSG ao público, assim tendo mais performance, por conta da geração das páginas estáticas. Com isso, o resultado do seguinte artigo foi a produção e publicação de uma plataforma para a Rádio Vida - A aplicação foi pensada em desempenhar a função básica com perfeição - Ouvir a programação da rádio vida. Onde a população poderá ouvir de forma rápida e simples.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de tecnólogo em Sistemas para Internet.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1020
Aparece nas coleções:Sistemas para Internet (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA WEB PARA RÁDIO COM HOSPEDAGEM DE PODCASTS.pdf689,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.