Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1025
Título: Análise no ensino de termodinâmica baseada nos tipos de experimentação no âmbito do residência pedagógica
Autor(es): Santos, José Jerfeson Barros dos
Palavras-chave: Ensino
Experimentação
Termodinâmica
Data do documento: 2020
Resumo: O presente trabalho retrata a experimentação como uma estratégia importante no ensino de Física e evidencia as suas contribuições para a assimilação e apropriação de conteúdo, identificando a sua viabilidade e potencialidade no processo de ensino e aprendizagem. Diante das diferentes abordagens que as atividades experimentais podem se relacionar, observação, verificação e investigação, busca-se nesta monografia, fundamentar teoricamente cada uma de suas vertentes, bem como explanar o uso do laboratório didático e a utilidade de recursos de baixo custo e materiais alternativos, além de estudar fatores que contribuem para a aprendizagem significativa proposta por Ausubel e ratificada por Moreira. Para tal, dentro do Programa Residência Pedagógica como projeto de intervenção, foram implementadas aulas de cunho experimental para introduzir o conteúdo do ramo da Termodinâmica, numa turma de 2° ano do ensino médio e técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano campus Salgueiro, sendo atribuídos experimentos para abordar cada vertente e a aplicação de questionários para avaliar o impacto destas atividades práticas. Mediante os resultados, este trabalho analisou as interações dos alunos com as experimentações e suas relações tanto nas execuções e apresentações quanto nas assimilações de conceitos relacionados ao conteúdo abordado, investigando conhecimentos errôneos baseadas nas respostas dos questionários e suas percepções a respeito das atividades práticas realizadas. Contudo, conclui-se que a experimentação pode ser considerada uma ferramenta com grande potencial didático, visto que através dela é possível tornar o ensino mais significativo e facilitar a compreensão de determinados assuntos, bem como proporcionar reflexões e discussões, além de melhorar o entendimento de fenômenos físicos presente no cotidiano.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador