Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1029
Título: O movimento Maker nos Institutos Federais: possibilidades e desafios
Autor(es): Nascimento, Elizandro José do
Palavras-chave: Cultura Maker
Laboratórios Maker
Tecnologia educacional
Data do documento: 2022
Citação: NASCIMENTO, E. J. do. O movimento Maker nos Institutos Federais: possibilidades e desafios. TCC (Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2022.
Resumo: Com a expansão do movimento maker nas instituições de ensino, atrelado a políticas de incentivo à educação. Surgiu a necessidade de fazer um mapeamento dos laboratórios maker contemplados pelo edital 35/2020 MEC/SETEC. Assim, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema reunindo diversos trabalhos, apontando os desafios entre eles o custo de implementação dos laboratórios. A metodologia utilizada foi a coleta de informações e posterior elaboração de tabelas contendo as instituições com laboratório de desenvolvimento. Os resultados obtidos contribuíram para uma análise mais aprofundada da distribuição dos laboratórios makers pelo país. Por fim foi realizada a construção de um site voltado para localizar essas instituições.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro,como requisito parcial à obtenção do título de tecnólogo em Sistemas para Internet.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1029
Aparece nas coleções:Sistemas para Internet (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O MOVIMENTO MAKER NOS INSTITUTOS FEDERAIS POSSIBILIDADES E DESAFIOS.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.