Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1032
Título: Barragens subterrâneas como alternativa para garantia de segurança hídrica em regiões áridas e semiáridas: desafios e oportunidades
Autor(es): Santos, Amanda Lima Moraes dos
Palavras-chave: Engenharia Sanitária
Abastecimento de Água
Escassez Hídrica
Análise Bibliométrica
VOSViewe
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, A. L. M. Barragens subterrâneas como alternativa para garantia de segurança hídrica em regiões áridas e semiáridas: desafios e oportunidades . TCC (Pós-graduação lato sensu em Recursos hídricos para o semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: As barragens subterrâneas integram um grupo de soluções sustentáveis utilizadas para aumentar a disponibilidade de água em áreas de escassez hídrica. O objetivo deste artigo foi analisar os principais desafios e perspectivas acerca da pesquisa científica sobre o uso desta tecnologia em regiões áridas e semiáridas. Para isso, realizou-se uma análise bibliométrica a partir de publicações hospedadas na base de dados Scopus no período de 1973 a 2022. Os resultados mostraram que o interesse pelo tema aumentou 300% na última década e atualmente está em amplo crescimento. A busca por estratégias para diminuir os impactos das mudanças climáticas têm norteado as discussões a nível global. As principais tendências do tema envolvem tópicos sobre gestão integrada de recursos hídricos, modelagem, qualidade da água e metodologias para tomada de decisão. No Brasil, as barragens subterrâneas têm sido usadas para garantir o acesso à água em regiões de escassez hídrica, mas ainda é necessário que a tecnologia seja aprimorada para que possa ser melhor utilizada frente às demandas impostas pelas mudanças do clima.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Pósgraduação Lato Sensu em Recursos Hídricos para o Semiárido, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Recursos Hídricos para o Semiárido.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1032
Aparece nas coleções:Recursos hídricos para o semiárido



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.