Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1036
Título: A Etnoastronomia no povo Truká de Cabrobó - PE como possibilidade para o ensino de astronomia em escola indígena
Autor(es): Santos, Cristiano Antônio dos
Palavras-chave: Ensino de Física
Astronomia
Truká
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, C. A. dos. Etnoastronomia no povo Truká de Cabrobó - PE como possibilidade para o ensino de astronomia em escola indígena. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022.
Resumo: Por mais que a educação escolar tenha sido imposta a nós indígenas como ferramenta de desintegração cultural e continuidade do poder colonial, o movimento indígena percebeu que a escola pode contribuir com o fortalecimento das culturas dos povos indígenas, desde que seja vivenciada a partir da realidade e especificidade de cada povo. No presente estudo buscamos registrar e socializar os conhecimentos etnoastronômicos vivenciados pelo Povo Truká de Cabrobó-PE, e as possibilidades de diálogos interculturais no ensino de Astronomia, além de compreender a relação das práticas socioculturais do povo Truká com esta ciência. Optamos inicialmente por ouvir os(as) anciãos(ãs) do meu povo, e em seguida o público estudantil do 1o ano do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Capitão Dena. Nesse propósito realizamos entrevistas reflexivas individuais com os(as) anciões(as) com o intuito de extrair conhecimentos relacionados a astronomia, o que nos possibilitou sistematizar as atividades de intervenções pedagógicas e a elaboração de questionários para com os estudantes. Dando continuidade, desenvolvemos intervenções pedagógicas em sala de aula, usando questionários com questões abertas, exposição de “mini planetário”, e a realização de uma mesa redonda com anciãos(ãs). O questionário prévio teve como foco compreender quais os conhecimentos prévios dos estudantes referentes à astronomia/etnoastronomia, enquanto que as atividades de intervenção tiveram o propósito de promover um diálogo intercultural entre as expressões socioculturais Truká e o conhecimento científico. Os resultados das entrevistas mostraram que o povo Truká, ao longo da sua história, vem exercendo algumas práticas socioculturais a partir da observação do céu, dos astros e de seus fenômenos naturais. Por outro lado, encontramos indícios do déficit de conhecimentos por parte dos estudantes sobre as experiências etnoastronômicas do nosso povo, bem como também dos conhecimentos da área de Astronomia. Por fim, constatamos que as práticas interventivas proporcionaram aos estudantes uma apropriação de alguns conhecimentos astronômicos e etnoastronômicos do povo Truká, contribuindo para o fortalecimento da cultura e do saber científico da comunidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de Graduada em Licenciatura em Física
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1036
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador