Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1039
Título: Uma investigação sobre evasão escolar no curso de informática do ensino médio integrado do IFSertãoPE campus Salgueiro
Autor(es): Nogueira, Gabriela Bezerra Duarte
Palavras-chave: Evasão escolar
Educação
PNAES
Ensino médio
Data do documento: 2022
Citação: NOGUEIRA, G. B. D. Uma investigação sobre evasão escolar no curso de informática do ensino médio integrado do IFSertãoPE campus Salgueiro. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022.
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa sobre evasão escolar, em que buscamos identificar os fatores associados à evasão escolar no ensino médio integrado (EMI) ao técnico, do curso de Informática do Instituto Federal do Sertão Pernambucano campus Salgueiro. A importância deste trabalho foi apresentar a partir da análise do perfil socioeconômico e do percurso escolar dos alunos da turma de informática do EMI, cujo ingresso se deu em 2016.1, se esses fatores identificados podem estar associados à evasão escolar. Foi realizado um levantamento de dados através dos documentos de matrícula dos estudantes, constantes na Secretaria de controle Acadêmico junto com o Sistema de Apoio à Gestão Escolar (SAGE) no IFSertãoPE, na busca de identificar o perfil sócio econômico dos alunos que ingressaram na turma do ano 2016.1 do curso de informática do EMI, observando o comportamento de cada aluno ingressante, onde buscamos analisar os 4 anos, uma vez que seria onde essa turma deveria finalizar o curso. Com os dados coletados, foram identificados alguns fatores que podem estar associados à evasão escolar. Diante desses achados, apresentei esses dados por meios de gráficos e tabelas, e a partir daí busquei analisar o índice de evasão nesta turma no período de 2016.1 a 2019.2, onde obtive um resultado bem expressivo no número de evadidos, logo após demos seguimento a avaliar novamente, quais eram os perfis desses alunos que evadiram o curso e quais foram as dificuldades que esses alunos tiveram ao longo da sua trajetória de ensino. Esta investigação buscou apresentar fatores que podem estar associado na evasão escolar desses alunos. O estudo apontou dificuldades extrema dos alunos, com relação, por exemplo, à dependência do transporte escolar, à baixa condição financeira dos alunos matriculados e ao baixo desempenho dos alunos evadidos, principalmente na área das disciplinas de programação, banco de dados e química. Nesse sentido, concluímos que o baixo desempenho pode ser um fator contributivo para a evasão escolar, associado aos fatores já elencados acima. Assim, a partir dos dados coletados e das análises feitas, podemos concluir que alguns desses fatores identificados podem estar associados a evasão escolar. Esses dados evidenciam duas situações que merecem destaque: a primeira é que o campus Salgueiro tem atingido o público que mais precisa de formação integral, ou seja, a classe popular, a segunda é a necessidade de apoio do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), com vistas a sua permanência no curso com êxito e sucesso escolar.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de Graduada em Licenciatura em Física
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1039
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA GABI AJUSTADA.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador