Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1042
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macedo, Luzia Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T19:53:18Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08T19:53:18Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, L. R. A Escola Técnica Estadual Petrônio Portela e sua contribuição para o desenvolvimento de Picos-PI (1983-1996). Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1042 | - |
dc.description.abstract | A Educação profissional e tecnológica se destaca como elemento de alavancagem para a construção da cidadania e da inserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho, onde esse por sua vez se beneficia por receber mão de obra qualificada para o exercício das atividades funcionais, minimizando assim a necessidade de extensos treinamentos ao contratar novos funcionários. Esse estudo consiste no trabalho de conclusão do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), está presente na Linha de pesquisa: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e faz parte do Macroprojeto 4: História e memórias no contexto da EPT, o qual enfatiza as contribuições da Escola Técnica Estadual Petrônio Portela para o município de Picos-PI no recorte temporal de 1983 a 1996. Como objetivo geral, esse estudo propõe sistematizar a história do ensino estadual profissionalizante no município de Picos-PI. Para atingir o objetivo proposto, usouse abordagem qualitativa por meio do estudo bibliográfico, arquivos documentais, e fontes orais onde foram entrevistadas 20 pessoas distribuídas entre ex-alunos, exprofessores, ex-diretores e ex-coordenadora. Com esse estudo foram criados como produtos educacionais secundários: a reconstrução do projeto arquitetônico (planta) original da escola, o resgate do primeiro fardamento oficial utilizado, a galeria dos diretores e o produto educacional principal que é o livro ilustrado, ao qual foram apresentados em um evento em comemoração aos 40 anos da escola. É perceptível o quão essa escola contribuiu para o desenvolvimento econômico e social do município trazendo a educação para a profissão aliada a oportunidade de estágios e perspectiva de trabalho, e o mundo do trabalho foi beneficiado ao receber profissionais locais qualificados para atuar em seus negócios. Este estudo, juntamente com o seu produto educacional poderão serem usados como fontes bibliográficas para futuras pesquisas, e vem a colaborar com a Educação Profissional e Técnica através de informações acerca de uma época vivenciada pelo município do objeto de estudo, e também traz informações acerca dessa modalidade de educação no contexto nacional. | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Registro Histórico | pt_BR |
dc.subject | Programa de Expansão e Melhoria do Ensino | pt_BR |
dc.title | A Escola Técnica Estadual Petrônio Portela e sua contribuição para o desenvolvimento de Picos-PI (1983-1996) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PETRÔNIO PORTELA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PICOS-PI 1983-1996.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.