Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1060
Título: Implantação de procedimentos operacionais padronizados de higiene em estabelecimento comercial de alimentos na cidade de Cabrobó-PE
Autor(es): Gonçalves, Gisele Gomes
Palavras-chave: POP
Higiene
Manipulação de alimentos
Data do documento: 2021
Citação: GONÇALVES, G. G. Implantação de procedimentos operacionais padronizados de higiene em estabelecimento comercial de alimentos na cidade de Cabrobó-PE. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi a implantação os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP ́S) de higienização em mercadinho comercial localizado na cidade de Cabrobó-PE. Através do presente trabalho foi realizado um levantamento das condições higiênico-sanitárias do estabelecimento comercial através da lista de verificação da RDC 275/2002 dividida em cinco blocos, totalizando 156 itens. Como respostas foram assumidas as seguintes opções: os itens com as determinações atendidas foram classificados em “conforme” e os itens não atendidas como “não conforme” e “não se aplica”. Os dados obtidos foram tabulados e elaborados os gráficos pelo programa da Microsoft Excel. Além disso, foi realizado um treinamento com os manipuladores de alimentos o qual foi dividido em três módulos: Saúde do manipulador de alimentos, higiene dos utensílios e armazenamento dos alimentos. Foram elaboradas planilhas de higiene do manipulador de alimentos, higienização de piso, parede, teto e utensílios, temperatura de alimentos refrigerados e congelados e controle do estoque. Foi elaborado o POP de higienização das mãos, do piso, higienização dos utensílios e higienização do freezer. Os resultados apontaram que o bloco 1 (edificações e instalações) obteve 62,82% de inconformidade com a legislação, apresentando suas instalações sanitárias para os manipuladores, dentro da área de produção, atendendo ambos os sexos masculino e feminino, o que não é permitido pela legislação. Equipamentos, móveis e utensílios obtiveram 52,38% de inconformidades, apresentando ausência de planilhas de registro de temperatura e de calibração dos instrumentos e equipamentos de medição ou comprovante da execução por uma empresa terceirizada. Manipuladores tiveram 78,57% de inconformidades não possuindo um programa de capacitação dos manipuladores nem de supervisão da higiene pessoal e manipulação dos alimentos. O bloco de documentação obteve um percentual de 100% de inconformidades. Concluiu-se que o mercadinho se apresentava inapropriado para funcionamento necessitando ajustar-se às resoluções vigentes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnóloga em Alimentos.
URI: http://releia.ifsertao-pe.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1060
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.