Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1062
Título: Pandemia de covid-19: efeitos na aprendizagem de estudantes da Escola Cícero Rodrigues Bezerra, Quiterianópolis-CE
Autor(es): Diniz, João Paulo Carlos
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Pandemia
Ensino remoto
Língua Portuguesa
Data do documento: 2023
Citação: DINIZ, J.P.C. Pandemia de covid-19: efeitos na aprendizagem de estudantes da Escola Cícero Rodrigues Bezerra, Quiterianópolis-CE. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: A escola de Ensino fundamental Cícero Rodrigues Bezerra, situada na Avenida Tamar Moura, centro de Quiterianópolis-CE, possui 09 salas que comportam estudantes do 4o ao 7o Ano do ensino fundamental. Atualmente o número de alunos é 290, sendo 02 turmas de 4o anos, 02 turmas de 5o anos, 04 turmas de 6o anos e 03 turmas de 7o anos. Esta pesquisa apresenta um projeto desenvolvido na referida escola, nas turmas de 6a Ano, na cidade de Quiterianópolis-CE, com foco na observação e nos estudos de dados referentes ao efeito causado pela pandemia de COVID-19 no aprendizado dos estudantes das referidas turmas. O ponto de partida desse projeto visa a identificar as lacunas deixadas no processo de ensino- aprendizagem, assim como fazer a comparação de dados, durante e pós retorno dos estudantes para as aulas presenciais/híbridas. Foram feitos levantamentos de dados bibliográficos relacionados à temática e análise de resultados referentes à aprendizagem dos estudantes por meio de instrumentais usados pelos professores, em que constam resultados do desenvolvimento dos discentes durante os anos de 2021 e de 2022. Também foi aplicado um questionário com alunos e com professores para observar a visão de ambos sobre o ensino remoto/híbrido, com foco nos aspectos que contribuíram ou dificultaram a aprendizagem neste ensino e no presencial. Os resultados obtidos serviram de base para demonstrar quais foram os pontos negativos e os positivos do cenário pandêmico no que se refere ao processo educacional dos estudantes durante esse período. A pesquisa igualmente busca entender a visão dos docentes e dos discentes quanto ao ensino remoto/híbrido durante a pandemia de COVID-19.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1062
Aparece nas coleções:Metodologia do Ensino de Línguas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.