Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1066
Título: Balanço hídrico para o controle de irrigação da bananeira em Petrolina - PE, Brasil
Autor(es): Sales, Mariana Alexandre de Lima
Palavras-chave: Gestão ambiental
Planejamento
Semiárido
Recursos hídricos
Turno de rega
Data do documento: 2023
Citação: SALES, M. A. L. Balanço hídrico para o controle de irrigação da bananeira em Petrolina - PE, Brasil. TCC (Pós-graduação lato sensu em Recursos hídricos para o semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: O balanço hídrico (BH) é uma excelente ferramenta para contabilizar a quantidade de água de um sistema, podendo ser utilizado para manejo da irrigação, e também para o planejamento e gestão dos recursos hídricos. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi aplicar o balanço hídrico para a cultura da bananeira no perímetro irrigado do Pontal Sul. Para o estudo utilizou-se dos dados de precipitação e evapotranspiração coletados no site da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, para o município de Petrolina-PE. Os dados de solo foram obtidos do trabalho de Lima (2016) e a metodologia para determinação do BH para controle de irrigação foi descrita por Pereira et al. (2007). Nesse estudo, ao testar diferentes turnos de rega, pode-se verificar a impossibilidade de utilizar o turno de rega igual ou maior a 5 dias. Observou-se também que o BH demonstrou ser uma ferramenta para o planejamento e gestão dos recursos hídricos a nível de perímetro irrigado.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1066
Aparece nas coleções:Recursos hídricos para o semiárido

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - BALANÇO HÍDRICO PARA CONTROLE DE IRRIGAÇÃO DA BANANEIRA EM PETROLINA-PE, BRASIL.pdf962,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.