Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1075
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leal, Anne Karoline Bandeira Bonfim | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T17:45:11Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T17:45:11Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, A.K.B.B. Ensino e aprendizagem de direito apoiados por gamificação na educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1075 | - |
dc.description.abstract | O ensino jurídico na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem sido realizado, muitas vezes, com a repetição de práticas docentes tradicionais, concentradas em aulas expositivas. Contudo, ao se trabalhar com conteúdos de Direito na Educação, em especial no Ensino Médio Integrado (EMI) aos cursos técnicos, o professor deve procurar modificar seu fazer docente, para que incentive os alunos a aprenderem os conteúdos necessários para suas vidas. Esta pesquisa tem como objetivo promover a aprendizagem ativa de conteúdos de Direito e o engajamento dos alunos do EMI ao Técnico em Administração por meio de estratégias de gamificação. A investigação foi desenvolvida dentro da linha de pesquisa de práticas educacionais do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Conduziu-se uma pesquisa-ação, com coleta de dados por meio de revisão sistemática de literatura; aplicação de questionários e desenvolvimento de estratégias de gamificação; que materializou o Produto Educacional, fruto desta pesquisa. A intervenção foi realizada com estudantes do 1º ano do EMI ao curso Técnico em Administração do IFPI campus Picos/PI. Como resultado, desenvolveu-se uma estratégia de prática docente que, possivelmente, proporcionou um processo ativo de aprendizagem e maior motivação e engajamento dos alunos. | pt_BR |
dc.subject | Ensino Jurídico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Ativa | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem de direito apoiados por gamificação na educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENSINO E APRENDIZAGEM DE DIREITO APOIADOS.pdf | 695,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.