Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1079
Título: Influência de substratos na emergência e desenvolvimento de plântulas de melão
Autor(es): Rodrigues, Danyla Coelho
Palavras-chave: Cucumis melo L.
composto de fibra de coco
esterco caprino
esterco bovino
Data do documento: 2023
Resumo: O melão, Cucumis melo L., pertence à família Cucurbitaceae e é a espécie mais variável do gênero Cucumis. A produção de mudas em recipientes, constitui-se em uma alternativa, ao semeio direto, para a redução dos custos com sementes, uma vez que apresenta maior economia. Para produção de mudas que sejam sadias e de boa qualidade faz-se necessário a obtenção de um substrato que permita um bom desenvolvimento das plântulas. Com isso, objetivou-se avaliar, a influência de diferentes substratos na emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de meloeiro. Foram utilizadas sementes de melão amarelo, da Feltrin® Sementes, que foram semeadas em bandejas, na densidade de 1 semente por célula e preenchidas com os substratos: comercial da Turfa® Fértil, composto de fibra de coco, esterco bovino + composto de fibra de coco, esterco caprino + composto de fibra de coco e esterco bovino + caprino, sendo as misturas na proporção 1:1. Avaliou-se os seguintes parâmetros: índice de velocidade de emergência, tempo médio de emergência, porcentagem de emergência, formação de torrão, diâmetro do coleto, comprimento de raiz, altura de plântula, massa fresca da parte aérea e de raiz e massa seca da parte aérea e de raiz. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, sendo utilizados 5 substratos, 4 repetições, com 24 sementes que representam as unidades experimentais. Os dados foram analisados por meio da ANOVA e Teste Tukey a 5% de probabilidade, utilizando o programa estatístico SISVAR. Houve uma baixa porcentagem de emergência para todos os tratamentos analisados. Para a formação de torrão, o composto de fibra de coco afetou o desenvolvimento do sistema radicular das mudas, podendo ser explicado pelo baixo teor de fósforo em sua composição, não havendo formação de torrão para esse tratamento; sendo que para os demais substratos constatou-se uma média de acima de 96%. Para o diâmetro do coleto, altura de plântulas e comprimento de raiz, o baixo teor de mangânes presente no composto de fibra de coco quando comparado aos outros substratos, pode ter influenciado nessas variáveis, já que atua em vários processos metabólicos, incluindo a ativação e constituição de enzimas afetando diretamente a fotossíntese. Para a massa fresca e seca de parte aérea e de raiz, houve diferença estatística entre os tratamentos, pois o composto de fibra de coco não demonstrou uso vantajoso, enquanto que os demais substratos não diferiram entre si, mostrando que as plântulas se desenvolveram de forma semelhante. Observou-se que o composto de fibra de coco não se mostrou eficiente para a produção de mudas de melão Amarelo, por outro lado quando usado em misturas na proporção 1:1 com estercos caprino e bovino as plântulas se desenvolveram de forma semelhante às do substrato comercial e da mistura estercos caprino e bovino, na proporção 1:1.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1079
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - INFLUÊNCIA DE SUBSTRATOS NA EMERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE PLÂNTULAS DE MELÃO.pdf831,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.