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dc.contributor.authorCosta, Iandra Maria Gomes dos Santos-
dc.date.accessioned2023-07-19T13:19:05Z-
dc.date.available2023-07-19T13:19:05Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCosta, Iandra Maria Gomes dos Santos. A percepção dos consumidores como um desafio na harmonização de vinhos e queijos. TCC (Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, f 48., 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1080-
dc.description.abstractO vinho e o queijo são considerados como a bebida e o alimento mais antigos da humanidade, tanto que os registros históricos não datam ao certo o seu nascimento. No entanto, desde o início, era comum nas refeições a ingestão e o consumo desses produtos alimentícios simultaneamente. Foi assim que surgiu o primeiro conceito de harmonização. Apesar de hoje já existirem harmonizações consagradas, o grande problema é encontrar combinações que agrade todo o público consumidor, já que o gosto é uma característica pessoal e subjetiva. Uma mesma harmonização pode ser apreciada ou não por pessoas diferentes. Por isso, a relevância de profissionais e experts da área enogastronômica para estabelecer parâmetros que possibilitem criar uma boa harmonização. O objetivo do trabalho foi analisar a percepção dos consumidores com diferentes combinações de queijos e vinhos em estudos científicos, e mostrar os princípios norteadores da harmonização. Empregou-se o levantamento bibliográfico com a plataforma Google Acadêmico, para que pontos importantes da harmonização entre vinhos e queijos fossem sistematicamente descritos. Para a busca, foram consultados artigos, dissertações, livros e capítulos de livros publicados em um período de 10 anos (2013 a 2023). Os trabalhos consultados variaram em relação ao idioma, sendo consultados da língua portuguesa, francesa e inglesa. Existem combinações mais agradáveis do que outras na percepção dos consumidores. As harmonizações mais aceitas são aquelas que realizam o contrabalanceamento de características do queijo com o vinho. Além disso, esse levantamento mostrou que cada vez mais é preciso de estudos, visto que cada queijo associado a um vinho reflete em uma harmonização dinâmica e específica para o consumidor. Assim também, os princípios de harmonização podem direcionar aquele que deseja realizar uma boa combinação, por isso foram conceituados 12 princípios de harmonização de vinhos com queijos. Dentre os quais, observou-se que o princípio do contraste está sendo o mais utilizado em harmonizações pelos sommeliers e especialistas. Essa recorrência no uso desse princípio deve-se a facilidade de a harmonização ser bem sucedida, pois é mais fácil de encontrar uma característica marcante (e oposta) analisando o queijo e o vinho individualmente, para posteriormente combiná-las. Enquanto que para os consumidores, o princípio mais usado é o da localidade, isto é, a escolha de queijos e vinhos normalmente decorre de produtos que são culturalmente produzidos e vendidos em sua região. Por fim, o caminho para a uma harmonização bem-sucedida é o confronto do conhecimento de especialistas com as experiências vivenciadas pelos consumidores. O futuro da enogastronomia depende da união desses dois fatores.pt_BR
dc.subjectavaliação sensorialpt_BR
dc.subjectsabor dinâmicopt_BR
dc.subjectcombinações de elementos alimentarespt_BR
dc.titleA percepção dos consumidores como um desafio na harmonização de vinhos e queijospt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em viticultura e enologia (Campus Petrolina Zona Rural)

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