Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1081
Título: Revestimentos alternativos na conservação pós-colheita de manga: uma revisão de literatura
Autor(es): Silva, Teonis Batista da
Palavras-chave: Mangifera indica L.
fécula de mandioca
óleos essenciais
revestimentos comestíveis
Data do documento: 2023
Citação: Silva, Teonis Batista da. Revestimentos alternativos na conservação pós-colheita de manga: uma revisão de literatura. TCC (Pós graduação Lato Sensu em Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, f 35., 2023.
Resumo: O uso de revestimentos alternativos na conservação pós-colheita de frutas é considerado uma tecnologia em desenvolvimento e de grande potencial econômico para aplicações sobre frutas. O presente trabalho teve como objetivo reunir dados existentes na literatura acerca da importância dos revestimentos alternativos na conservação pós-colheita da manga. Os procedimentos metodológicos adotados tiveram como base a pesquisa bibliográfica, onde foi realizado um levantamento das publicações mais relevantes acerca do assunto. Para fundamentar o estudo buscouse embasamento teórico em artigos publicados em periódicos, dissertações, teses, livros, anais de congresso e monografias. A busca da pesquisa dos trabalhos científicos foram realizada por meio das plataformas digitais, Portal de periódicos da Capes, Google Acadêmico e SciELO. Para esta revisão, foram feitas leituras de 74 trabalhos, os quais abordaram o assunto de interesse proposto. Inúmeros estudos demostraram que os revestimentos alternativos são eficazes para manter e preservar, prolongando a vida útil da manga. Os revestimentos a base de fécula de mandioca, cera de carnauba, goma-laca, pectina e óleos essenciais tem ação de atmosfera modificada o que acarreta em alteração das concentrações gasosas, redução da respiração e consequentemente retardamento do amadurecimento, além de reduzir perda de massa fresca e dar brilho aos frutos. Os óleos essenciais de tomilho, Mentha piperita, Lippia gracillis que dispõem na sua composição, compostos com ação antimicrobiana e propriedades antioxidantes, sendo uma alternativa no controle de patógenos na pós-colheita de manga. As galactomananas propiciam baixos índices de escurecimento e variação de cor. Os revestimentos de fécula de mandioca e cera de carnauba atualmente são os mais promissores para ser utilizado na pós-colheita de manga devido o fácil acesso e baixo custo.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1081
Aparece nas coleções:Pós-colheita de Produtos Hortifrutícolas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- REVESTIMENTOS ALTERNATIVOS NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE MANGA UMA REVISÃO DE LITERATURA.pdf646,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.