Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1083
Título: Efeito de substratos na emergência e desenvolvimento de plântulas de abóbora
Autor(es): Rodrigues, Danyela Coelho
Palavras-chave: Cucurbita sp.
esterco caprino
esterco bovino
substrato comercial
fibra de coco
Data do documento: 2023
Citação: Rodrigues, Danyela Coelho. Efeito de substratos na emergência e desenvolvimento de plântulas de abóbora. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, f. 33, 2023.
Resumo: A abóbora (Cucurbita sp.) pertence à família Cucurbitaceae, é uma hortaliça cultivada em todo território brasileiro e tem importância relevante principalmente nas regiões Norte e Nordeste. O plantio da abóbora pode ser realizado através do cultivo de mudas em bandejas com posterior transplante ou por plantio direto de sementes. Um dos processos cruciais do sistema produtivo é a produção de mudas, pois delas depende o desempenho final das plantas nas áreas de produção e um fator decisivo é o substrato sobre o qual as sementes serão inseridas. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o uso de alguns substratos na emergência e no desenvolvimento de plântulas de abóbora. Foram utilizadas sementes de abóbora da Feltrin® Sementes, em bandeja de 128 células, na densidade de 1 semente por célula, preenchidas com os substratos composto de fibra de coco, substrato comercial da Turfa® Fértil, composto de fibra de coco + esterco bovino, composto de fibra de coco + esterco caprino e esterco bovino + esterco caprino. Avaliou-se os seguintes parâmetros: indice de velocidade de emergência, tempo médio de emergência, porcentagem de emergência, formação de torrão, diâmetro do coleto, comprimento de raiz, altura de planta, massa fresca parte aérea e de raiz e massa seca parte aérea e de raiz. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os dados foram analisados por meio da ANOVA e Teste Tukey a 5% de probabilidade, utilizando o programa estatístico SISVAR. Não houve nenhuma variação entre os tratamentos para os parâmetros índice de velocidade de emergência, tempo médio de emergência, porcentagem de emergência e formação de torrão. Para o diâmetro do coleto, massa fresca e seca de parte aérea e massa seca de raiz não houve diferença estatística entre o substrato comercial e os tratamentos com misturas de estercos e com composto de fibra de coco, apenas no tratamento de composto de fibra de coco que as variáveis altura de plântula, crescimento de raiz e massa fresca de raiz, obtiveram valores inferiores aos demais, isso pode ser explicado devido ao baixo teor de alguns nutrientes, como fósforo, cálcio, ferro, magnésio e manganês atrelado ao uso do composto de fibra de coco sem utilizar mistura de outros substratos para ser eficiente. Conclui-se que o uso isolado do substrato composto de fibra de coco não é indicado para a produção de mudas de abóbora e que o uso das misturas dos estercos bovino e caprino e a mistura dos estercos com o composto de fibra de coco são alternativas viavéis ao substrato comercial.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1083
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EFEITO DE SUBSTRATOS NA EMERGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE PLÂNTULAS DE ABÓBORA (1).pdf631,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.