Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1085
Título: Atratividade de armadilhas adesivas amarelas na captura do psilídeo da goiaba
Autor(es): Guimarães, Eugênia de Oliveira
Palavras-chave: Triozoida limbata
Psidium guajava
comportamento
Manejo integrado de pragas
Data do documento: 2023
Citação: Guimarães, Eugênia de Oliveira. Atratividade de armadilhas adesivas amarelas na captura do psilídeo da goiaba. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, f.36, 2023.
Resumo: Triozoida limbata (Hemiptera: Triozidae) é considerada uma das mais importantes pragas da goiabeira no Brasil. Suas ninfas atacam as folhas de brotações novas, reduzindo a área foliar e, consequentemente, a produção da cultura. O levantamento populacional é a primeira etapa no programa de manejo integrado desta espécie, observando-se os picos populacionais e as relações com os fatores bióticos e abióticos. O uso das armadilhas adesivas constitui-se uma das táticas disponíveis para o monitoramento desses insetos, facilitando a orientação da tomada de decisão quanto à introdução de medidas de controle. Contudo, torna-se importante determinar as variações na atração e no comportamento do inseto na área de produção. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento de T. limbata capturados em armadilhas adesivas amarelas no ciclo da goiabeira. O experimento foi conduzido em uma área de goiabeira, variedade Paluma, em Petrolina-PE, durante um ciclo de produção. O delineamento foi em blocos casualizados em esquema fatorial 2x4, com três repetições. Os tratamentos consistiram na instalação de armadilhas adesivas amarelas no ramo da planta da goiabeira em duas alturas (1,0 m e 1,5 m em relação ao solo) e quatro distâncias (0 m, 20 m, 40 m e 60 m da borda da área). As armadilhas adesivas amarelas posicionadas a 1,0 ou a 1,5 m de altura em relação ao nível do solo e localizada na borda da área foram eficazes na detecção e captura de T. limbata em goiabeira, indicando que essas condições são favoráveis no monitoramento desses insetos. As maiores densidades populacionais de psilídeo ocorrem nos meses de junho, julho, agosto e novembro e as menores ocorrem entre os meses de setembro a outubro. Os dados climáticos não apresentaram correlações com a população de T. limbata. As fases de crescimento vegetativo e floração (CVFL), brotação e crescimento vegetativo (BRCV) e, maturação e colheita (MATCO) apresentaram os maiores índices de coleta dos adultos nas armadilhas. Os resultados indicam que as armadilhas adesivas amarelas são eficientes na detecção dos psilídeos na cultura da goiaba.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1085
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ATRATIVIDADE DE ARMADILHAS ADESIVAS AMARELAS NA CAPTURA DO PSILÍDEO DA GOIABA.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.