Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1087
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Elismárcio Mandú dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T19:33:34Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T19:33:34Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, E. M. Diversificando o ensino de física: proposta de sequência didática para o ensino de eletrostática. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 131f., 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1087 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Física na forma tradicional sempre foi pautado pela transmissão expositiva do conhecimento, sem tantos experimentos, sem demonstrações de como os fenômenos acontecem. Nesta perspectiva, novas formas e novas metodologias vêm sendo implementadas por professores que buscam diversificar e modificar a forma de ensinar Física, trazendo interdisciplinaridade e a interligação entre conceito e prática com o intuito de favorecer o ensino-aprendizagem dos docentes e discentes. Assim, neste mesmo pensamento, o objetivo deste trabalho é elaborar uma sequência didática utilizando metodologias distintas das usuais, como exemplo a Literatura de Cordel, que traz um incentivo a leitura, a Sala de Aula Invertida, que busca a participação ativa do aluno e os experimentos de baixo custo junto com as simulações computacionais para, de certa forma, demonstrar na prática o que diz a teoria estudada. O tema escolhido foi Eletrostática, onde a proposta pedagógica está separada em cinco capítulos, cada um deles com um subtópico específico do tema, mas todos abrangendo as quatro metodologias citadas. É perceptível que utilizar novos métodos podem fazer o ensino de Física algo mais dinâmico e atrativo ao mesmo tempo que se ensina um conteúdo complexo. | pt_BR |
dc.subject | Ensino física | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Diversificando o ensino de física: proposta de sequência didática para o ensino de eletrostática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - DIVERSIFICANDO O ENSINO DE FÍSICA - PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.