Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Elismárcio Mandú dos-
dc.date.accessioned2023-08-04T19:33:34Z-
dc.date.available2023-08-04T19:33:34Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, E. M. Diversificando o ensino de física: proposta de sequência didática para o ensino de eletrostática. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 131f., 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1087-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Física na forma tradicional sempre foi pautado pela transmissão expositiva do conhecimento, sem tantos experimentos, sem demonstrações de como os fenômenos acontecem. Nesta perspectiva, novas formas e novas metodologias vêm sendo implementadas por professores que buscam diversificar e modificar a forma de ensinar Física, trazendo interdisciplinaridade e a interligação entre conceito e prática com o intuito de favorecer o ensino-aprendizagem dos docentes e discentes. Assim, neste mesmo pensamento, o objetivo deste trabalho é elaborar uma sequência didática utilizando metodologias distintas das usuais, como exemplo a Literatura de Cordel, que traz um incentivo a leitura, a Sala de Aula Invertida, que busca a participação ativa do aluno e os experimentos de baixo custo junto com as simulações computacionais para, de certa forma, demonstrar na prática o que diz a teoria estudada. O tema escolhido foi Eletrostática, onde a proposta pedagógica está separada em cinco capítulos, cada um deles com um subtópico específico do tema, mas todos abrangendo as quatro metodologias citadas. É perceptível que utilizar novos métodos podem fazer o ensino de Física algo mais dinâmico e atrativo ao mesmo tempo que se ensina um conteúdo complexo.pt_BR
dc.subjectEnsino físicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleDiversificando o ensino de física: proposta de sequência didática para o ensino de eletrostáticapt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DIVERSIFICANDO O ENSINO DE FÍSICA - PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETROSTÁTICA.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.