Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1089
Título: O papel do arduino e sensores de baixo custo na agropecuária digital: avanços e perspectivas no Brasil
Autor(es): Carvalho, Ailton Alves de
Palavras-chave: Solo
planta
atmosfera
inteligência artificial na agricultura
Data do documento: 2023
Citação: CARVALHO, A. A. O papel do arduino e sensores de baixo custo na agropecuária digital: avanços e perspectivas no Brasil. TCC (Pós-graduação lato sensu em Recursos hídricos para o semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: O Brasil é reconhecido como um dos principais produtores e exportadores globais de produtos agropecuários, devido à sua vasta extensão territorial, fontes hídricas supridoras e solos férteis. No entanto, ao longo dos últimos anos, esses recursos têm sido intensamente explorados e degradados. Ademais, a escassez acentuada de recursos hídricos, sobretudo em decorrência das mudanças climáticas, requer uma intensificação significativa da implementação tecnológica na agropecuária, especialmente na região semiárida brasileira, para agricultura familiar. Nesse contexto, esta revisão tem como objetivo realizar uma prospecção científica do papel do arduino nos processos de produção agropecuária, monitoramento de água-solo-planta-clima, e na automação de irrigação no Brasil, verificando os avanços e perspectivas futuras. Uma revisão sistemática dos artigos mais recentes foi realizada de acordo com as três etapas a seguir: (i) avaliação da elegibilidade, (ii) triagem e (iii) inclusão dos artigos e extração de informações. Houve um aumento no número de publicações científicas sobre produtos abordando a aplicação do Arduino na agricultura, os quais têm desfrutado de ampla aceitação na comunidade científicos. Os microcontroladores que possuem integração de conectividade Wi-Fi representam uma parcela reduzida entre os artigos avaliados, o que acarreta uma restrição para o avanço da comunicação e da Internet das Coisas. Nesse sentido, a interação entre as áreas de pesquisa e a aproximação das ciências agrárias com a área de computação são essenciais para ampliar e aprimorar a qualidade dos trabalhos. Além disso, foram observadas correlações significativas nas calibrações dos sensores, evidenciando um promissor potencial desses sensores em aplicações práticas nas atividades agropecuárias.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1089
Aparece nas coleções:Recursos hídricos para o semiárido

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PAPEL DO ARDUINO E SENSORES DE BAIXO CUSTO NA AGROPECUÁRIA DIGITAL - AVANÇOS E PERSPECTIVAS NO BRASIL.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.