Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1090
Título: Experiência do usuário em jogos digitais: uma análise heurística do jogo resident evil 4
Autor(es): Souza, Alexandre Freire de
Palavras-chave: Experiência do usuário
Jogos digitais
Heurísticas de usabilidade
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, A. F. Experiência do usuário em jogos digitais: uma análise heurística do jogo resident evil 4. TCC (Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: Atualmente, os jogos são uma das principais formas de entretenimento digital. Considerando sua popularidade, é essencial levar em conta a experiência do usuário ao utilizar esses sistemas interativos. Os jogos oferecem diferentes níveis de diversão e características únicas, especialmente nos diversos gêneros disponíveis. Um desses gêneros é o survival horror, conhecido por sua abordagem minuciosa e elementos imersivos que provocam sensações de prazer e medo nos jogadores. A qualidade da experiência do usuário em jogos digitais, influenciada pela trama, personagens e metas do jogo, pode ser determinante para o sucesso de um jogo e até mesmo influenciar outros títulos do mesmo gênero. Uma abordagem comumente utilizada para avaliar a experiência do usuário em jogos é a avaliação heurística, que consiste em aplicar um conjunto de orientações e boas práticas por meio de inspeção. Este estudo tem como objetivo analisar, utilizando heurísticas de usabilidade, o jogo Resident Evil 4, um dos principais representantes do gênero survival horror. Uma pesquisa bibliográfica foi realizada para aprofundar o conhecimento sobre jogos de horror e heurísticas de usabilidade aplicadas à avaliação de jogos digitais. A análise foi baseada nas heurísticas de usabilidade de Nielsen (1993) e nas Heurísticas de Usabilidade para Jogos Digitais de Cuperschmid e Hildebrand (2013), revelando que a maioria dos aspectos avaliados no jogo estavam em conformidade com as mesmas. A abordagem adotada neste estudo demonstrou a importância e a viabilidade desse tipo de avaliação para melhorar a experiência do usuário em jogos digitais.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1090
Aparece nas coleções:Sistemas para Internet (Campus Salgueiro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM JOGOS DIGITAIS_ UMA ANÁLISE HEURÍSTICA DO JOGO RESIDENT EVIL 4.pdf23,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.