Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Magalhães, Raquel de Andrade Lucas | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T13:30:43Z | - |
dc.date.available | 2023-08-22T13:30:43Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, R. A. L. Educação Profissional na Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal: memórias, acesso e permanência. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1101 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo analisou o ensino médio integrado à educação profissional da Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal - ETE, de São José do Belmonte-PE, sob o ponto de vista, memória, acesso e permanência e apresentou como produto educacional um aplicativo “VI ETE” que poderá contribuir com a qualificação da referida escola. Justifica-se a investigação considerando a experiência da autora na educação profissional técnica de nível médio da Secretaria Executiva de Educação integral e Profissional de Pernambuco, desde o início de sua implantação, em 2015, até o momento da realização deste estudo. A metodologia empregada foi um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestor, professores e pais dos alunos. Recorreram-se, também, a questionário semiaberto, às pesquisas documentais para levantar o registro histórico institucional e seu contexto na Educação Profissional. Este trabalho foi fundamentado nos pressupostos teóricos de autores como Costa (2000, 2008), Freire (1996), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012), Kuenzer (1989), Marx (2013) e Saviani (2007). Observou-se, na análise, que o ensino médio integrado à educação profissional é fator decisivo na escolha do estudante para cursar o ensino médio na ETE, e os fatores mais recorrentes como, “estrutura física, organização e limpeza da escola”, “valorização do curso técnico”, o estímulo aos estudantes a participarem das avaliações externas (SAEB, SAEPE E ENEM, vestibulares, olimpíadas, projetos e concursos), “preparação para o ensino superior”, “mercado de trabalho” e “os valores, respeito, honestidade e solidariedade” foram os que mais contribuíram para o ingresso e a permanência dos alunos na ETE Pedro Leão Leal. Ao final, foi apresentado o produto educacional, um aplicativo como proposta de intervenção que poderá ser adotado pela ETE e replicado para rede das escolas técnicas estaduais da Secretaria de Educação de Pernambuco, em prol da qualificação da política de educação integral e profissional. | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação transformadora | pt_BR |
dc.title | Educação Profissional na Escola Técnica Estadual Pedro Leão Leal: memórias, acesso e permanência | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PEDRO LEÃO LEAL - MEMÓRIAS, ACESSO E PERMANÊNCIA.pdf | 3,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.