Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1105
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Nayara Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T14:11:29Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T14:11:29Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, N. L. Sequência didática para introdução a óptica no ensino médio. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 40f., 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1105 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado à coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma proposta didática metodológica, com exemplos de metodologias ativas para o ensino de Óptica no ensino médio, especificamente, uma introdução ao assunto. Para que o ensino aprendizado aconteça de forma dinâmica e diferenciada, fazendo com que o aluno seja o sujeito principal por seu aprendizado, e tirando do professor, o rótulo de deter todo o conhecimento. As metodologias tratadas foram quatro: sala de aula invertida, simulação computacional, literatura de cordel e um jogo de cartas, com a proposta de mostrar o assunto de quatro maneiras diferentes, usando como exemplo, uma sequência de três ciclos, com cada metodologia citada, para que o professor a use em suas aulas ou escolha a que melhor se adequa a realidade dele e dos alunos. Saindo do padrão tradicional das aulas de Física, e adquirindo novos métodos, para atrair o aluno e prender sua atenção, gerando conhecimento de uma forma mais leve e divertida para ambas as partes. | pt_BR |
dc.subject | Proposta diferenciada | pt_BR |
dc.subject | Ensino de óptica | pt_BR |
dc.subject | Óptica geométrica | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | Sequência didática para introdução a óptica no ensino médio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO A ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.