Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Nayara Lima de-
dc.date.accessioned2023-08-25T14:11:29Z-
dc.date.available2023-08-25T14:11:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUZA, N. L. Sequência didática para introdução a óptica no ensino médio. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 40f., 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1105-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado à coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso trata de uma proposta didática metodológica, com exemplos de metodologias ativas para o ensino de Óptica no ensino médio, especificamente, uma introdução ao assunto. Para que o ensino aprendizado aconteça de forma dinâmica e diferenciada, fazendo com que o aluno seja o sujeito principal por seu aprendizado, e tirando do professor, o rótulo de deter todo o conhecimento. As metodologias tratadas foram quatro: sala de aula invertida, simulação computacional, literatura de cordel e um jogo de cartas, com a proposta de mostrar o assunto de quatro maneiras diferentes, usando como exemplo, uma sequência de três ciclos, com cada metodologia citada, para que o professor a use em suas aulas ou escolha a que melhor se adequa a realidade dele e dos alunos. Saindo do padrão tradicional das aulas de Física, e adquirindo novos métodos, para atrair o aluno e prender sua atenção, gerando conhecimento de uma forma mais leve e divertida para ambas as partes.pt_BR
dc.subjectProposta diferenciadapt_BR
dc.subjectEnsino de ópticapt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleSequência didática para introdução a óptica no ensino médiopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTRODUÇÃO A ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.