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http://hdl.handle.net/123456789/1107
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, José Elton Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T20:40:10Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T20:40:10Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. E. B. Obrigatoriedade do ensino da cultura afro: uma análise das leis 11.645/08 e 10.639/03 tomando como base o ensino de ciências. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Serra Talhada, Serra Talhada, PE, 66f., 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1107 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso preocupa-se discorrer sobre a obrigatoriedade do ensino da cultura afro e indígena, por isso manifesta-se como uma análise das Leis nº 11.645/2008 e nº 10.639/2003, especificamente no que se refere ao ensino das ciências naturais no Ensino Médio, sendo assim o objetivo geral do estudo é demonstrar como a Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho do Município de Triunfo – Pernambuco aplica as Leis nº 11.645/2008 e nº 10.639/2003 em seu Projeto Político Pedagógico e como elas refletem no aprendizado e no fornecimento de conhecimento em sala de aula. Em relação aos objetivos específicos pretende: (1) apresentar algumas considerações relativas ao ensino das ciências naturais no Ensino Médio; (2) estabelecer a relação social existente entre África e Brasil; (3) descrever como são os materiais didáticos sobre a cultura Africana e Afro-brasileira para a Educação Básica; (4) apontar o surgimento, implantação, objetivos da lei nº 10.639/2003, assim como a relação com os privilégios da branquitude e a prática docente da Lei; (5) identificar as principais informações sobre a Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho do Município de Triunfo – Pernambuco e sua adequação às Leis nº 11.645/2008 e nº 10.639/2003 e (6) explicitar, através da análise do questionário aplicado com professores da escola objeto do estudo, a realidade das aulas e a aplicabilidade da legislação pertinente ao assunto História Afro-brasileira e Indígena nas sala de aula. A justificativa para eleição da temática relaciona-se com sua pertinência, indispensabilidade, contemporaneidade e impacto social, uma vez que a inserção das temáticas história e cultura Afro-brasileira e indígena, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, buscou privilegiar o respeito à pluralidade cultural que contribuiu para a construção da identidade coletiva brasileira, bem como para valorização dessas culturas e povos visando reparar eventuais danos, a perda da identidade e direitos desses grupos sociais. A metodologia do trabalho quanto à abordagem é quantitativa, quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos técnicos emprega a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso através da aplicação de um questionário. | pt_BR |
dc.subject | Ciências naturais | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Cultura Indígena | pt_BR |
dc.title | Obrigatoriedade do ensino da cultura afro: uma análise das leis 11.645/08 e 10.639/03 tomando como base o ensino de ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Física (Campus Serra Talhada) |
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TCC - OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA CULTURA AFRO - UMA ANÁLISE DAS LEIS 11.64508 E 10.63903 TOMANDO COMO BASE O ENSINO DE CIÊNCIAS.pdf | 521,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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