Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1115
Título: Produção de mudas de palma forrageira utilizando o método de propagação por fragmentos
Autor(es): Souza, Robson Carlos de Lima
Palavras-chave: Forragens
Nutrição
Propagação
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Robson Carlos de Lima. Produção de mudas de palma forrageira utilizando o método de propagação por fragmentos. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 33 f., 2023.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a produção de mudas de palma forrageira, das cultivares Miúda, Mão-de-Moça e Orelha de Elefante Mexicana (OEM), confeccionadas através do método de propagação por fragmentos. O experimento foi conduzido no IF Sertão Pernambucano Campus Petrolina Zona Rural, a campo, onde foi realizada a fragmentação dos cladódios, o plantio dos fragmentos e o acompanhamento do desenvolvimento inicial, avaliando o tempo de emissão de brotação, o número de brotações por fragmento, a mortalidade de plantas, a área dos cladódios e o desenvolvimento do sistema radicular, além de se analisar a viabilidade econômica desse método. O período de avaliação teve duração de 90 dias. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x3, onde se avaliou no primeiro fator o número de fragmentos por cladódio (quatro, seis e oito partes) e no outro fator a resposta das cultivares (Miúda, Mão-de-Moça e Orelha de Elefante Mexicana) com 10 repetições e um fragmento por unidade experimental. Os dados foram avaliados pela Análise de Variância (ANOVA) e Teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. Em relação ao tempo de emissão de brotação, observou-se que apenas a fragmentação em quatro partes, na cultivar OEM, apresentou emissão mais acelerada. Não houve interação entre os fatores avaliados, no quesito número de brotações por fragmento, todas as fragmentações, em todas as cultivares, se apresentaram viáveis. Avaliando a área de cladódio (cm2 ), observou-se diferença estatística entre os tratamentos e as cultivares, sendo que a fragmentação em quatro partes proporcionou maior área de cladódio que as demais, o que refletirá em maior atividade fotossintética e um desenvolvimento acelerado da planta. Em relação ao comprimento de raiz (cm), nenhum tratamento diferiu estatisticamente, levando a conclusão que existe viabilidade para ambos, no quesito avaliado. Todos os tratamentos apresentaram viabilidade econômica. Concluiu-se com esse estudo que, a fragmentação do cladódio em quatro partes apresentou maior viabilidade agronômica.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1115
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PRODUÇÃO DE MUDAS DE PALMA FORRAGEIRA UTILIZANDO O MÉTODO DE PROPAGAÇÃO POR FRAGMENTOS.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.