Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1120
Título: Ensino de Português para os estudantes surdos do ensino básico
Autor(es): Silva, Francineide de Souza
Palavras-chave: Ensino de Português.
Surdos
Ensino básico
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, F. S. Ensino de Português para os estudantes surdos do ensino básico. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: Este trabalho versa sobre as metodologias de ensino de Português para os estudantes surdos do ensino básico. Muitas discussões sobre a Língua de sinais e Português vem sendo realizadas por vários autores, como Quadros (2000 e 2006), Giordani (2010), Lacerda e Santos (2013) e outros. Por meio de pesquisas bibliográficas, percebi que alguns autores estão buscando aprofundar o tema. Porém, não é possível ainda se ver nas universidades e nas escolas uma política voltada para o ensino de português como segunda língua para os surdos. A obrigatoriedade das duas línguas existe, mas não consegue atender a real necessidade de ambos os usuários. Utilizando da pesquisa qualitativa através da análise dos dados pesquisados, é uma pesquisa do tipo bibliográfica e descritiva, buscando trazer a relação existente entre o docente e o estudante surdo no contexto do ensino de português. Este trabalho teve como objetivo a análise de pesquisas realizadas voltadas para o ensino de português como segunda língua. Foi possível observar através das coletas de dados as dificuldades de um aluno surdo para ler e escrever na língua portuguesa. Na educação inclusiva o professor precisa usar metodologias em sala de aula onde o papel desse professor perceba que o surdo é usuário de outra língua, a Libras, e foque no sujeito surdo para acontecer o ensino de português como L2. O português nunca vai substituir a língua natural dos surdos, pois esta é a língua da comunidade surda e o contato entre surdos melhora a compreensão de mundo, de língua, cultura e identidade. Portanto é fundamental que se tenha políticas linguísticas para o ensino de português para os surdos, já que estes têm que se utilizar da língua escrita para ter acesso a diversos documentos, materiais e informações.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1120
Aparece nas coleções:Metodologia do Ensino de Línguas
Metodologia do Ensino de Línguas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ENSINO DE PORTUGUÊS PARA OS ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO BÁSICO.pdf983,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.