Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1121
Título: Transposição do Rio São Francisco sob o olhar de agricultores familiares do assentamento Serra Negra, município de Floresta - PE
Autor(es): Silva, Onáira Fernandes da
Palavras-chave: Gestão ambiental
Assentamento rural
Acesso a água
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, O. F. Transposição do Rio São Francisco sob o olhar de agricultores familiares do assentamento Serra Negra, município de Floresta - PE. TCC (Pós-graduação lato sensu em Recursos hídricos para o semiárido) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023.
Resumo: A transposição do Rio São Francisco é um projeto grandioso e impactante que causa transformações ambientais e sociais. Embora tenha aspectos positivos e negativos, sua aprovação foi baseada na premissa de aumentar a disponibilidade hídrica na região e mitigar os efeitos da seca. As localidades ao longo do projeto enfrentam limitações no acesso à água, dependendo principalmente das chuvas e do abastecimento por caminhões-pipa. O Assentamento Serra Negra, situado no município de Floresta, é uma dessas comunidades afetadas e abriga famílias que dependem da criação de animais e da agricultura de sequeiro. A utilização da água da transposição nessa região ainda carece de esclarecimentos e a pesquisa tem como objetivo analisar a perspectiva dos agricultores locais em relação a esse recurso. Assim, o trabalho tem como objetivo analisar a perspectiva dos agricultores familiares do Assentamento Serra Negra, município de Floresta – PE em relação ao uso da água da transposição do Rio São Francisco. A pesquisa foi realizada no Assentamento Serra Negra, localizado no município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. O assentamento abriga cerca de sessenta e quatro famílias. O estudo adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, visando compreender e interpretar os fatos relacionados ao uso da água da Transposição do Rio São Francisco. Foram aplicados questionários semiestruturados, com perguntas abertas e fechadas, a fim de coletar informações sobre a percepção dos agricultores familiares em relação ao tema. No Assentamento Serra Negra, a população teme não poder utilizar a água da transposição do Rio São Francisco devido à falta de comunicação das autoridades. A construção da transposição afetou a criação de animais e dificultou a locomoção devido à falta de pontes próximas. As áreas de cultivo são pequenas, com a maioria não ultrapassando 2 hectares, e os assentados desejam cultivar principalmente milho e feijão. Embora tenham conhecimento sobre o uso eficiente da água, é necessário contar com especialistas para orientá-los e promover a sustentabilidade agrícola.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1121
Aparece nas coleções:Recursos hídricos para o semiárido
Recursos hídricos para o semiárido



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.