Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1125
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Webiston Nicolau de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-03T17:54:19Z | - |
dc.date.available | 2023-10-03T17:54:19Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, W. N. O ensino da topografia associado às práticas conservacionistas de solo. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1125 | - |
dc.description.abstract | Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como em outras modalidades, os métodos utilizados devem sempre aproximar teoria e prática, favorecendo assim a melhoria da aprendizagem. O ensino de topografia não pode se dissociar da realidade de vida do estudante, mas considerá-lo como ser histórico, social, participativo, com saberes diversos e com capacidade de refletir sobre essa realidade e transformá-la. Este trabalho traz questões importantes sobre o ensino de Topografia e propõe uma sequência didática para trabalhar alguns conteúdos relacionados à conservação de solo, instigando o protagonismo dos alunos do módulo II do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Avançado Pio IX do IFPI. Para ajudar a solucionar um problema de degradação de solo em um assentamento rural. O objetivo geral do estudo foi refletir sobre o ensino de Topografia, apresentando uma sequência didática para melhor êxito no processo de ensino-aprendizagem relacionadas às práticas conservacionistas de solo. Quanto à metodologia, é uma pesquisa quali-quantitativa, com a utilização de questionários como instrumentos para coleta de dados. O produto educacional (SD) foi desenvolvido através de 5 planos de aulas. Através desse projeto, pode-se incentivar as aulas teóricas e práticas por meio da sequência didática e promover um ensino mais dinâmico com uma aprendizagem mais significativa por meio do uso de tecnologias simples na disciplina de Topografia. Estudiosos como: Freire, Magalhães, Paiva e Zabala entre outros embasam a pesquisa e apontam ideias e sugestões para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Topografia | pt_BR |
dc.title | O ensino da topografia associado às práticas conservacionistas de solo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DA TOPOGRAFIA ASSOCIADO ÀS PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS DE SOLO.pdf | 4,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.