Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Saulo de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T16:10:34Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16T16:10:34Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, S. L. Impacto do plano de estudo individual na aprendizagem discente do ensino médio integrado: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1129 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo, mapear os principais resultados do Plano de Estudos Individual (PEI) na aprendizagem e aproveitamento acadêmico dos estudantes do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do IFCE-Cedro, apontando assim os reflexos causados pela adoção desta prática na aprendizagem dos alunos. No Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), desde 2015, foi adotado este instrumento como uma ferramenta para tratar alguns casos de retenção escolar. Neste sentido, o PEI é uma novidade enquanto ferramenta para tratar situações relacionadas à retenção escolar, sendo o IFCE, pioneiro na sua utilização com esta finalidade no estado do Ceará. Observa-se que alguns autores se debruçam sobre o tema relacionado ao PEI e se percebe que outras instituições de ensino pelo mundo já o adotam, como podemos ver, por exemplo, em Nunes (2008), Teixeira (2012) e Vieira (2017), mas em sua maioria é adotado como alternativa para inclusão de alunos com algum tipo de déficit cognitivo ou mesmo pessoas com alguma síndrome do espectro autista, mas poucas o fazem como auxílio para os casos de retenção escolar, desta forma, para se chegar aos objetivos deste projeto foi feita a análise dos dados coletados em entrevistas com docentes e discentes do curso sobre a implementação e aplicação do PEI, bem como dados estatísticos obtidos junto a Coordenação de Controle Acadêmico (CCA) sobre o número de aprovações, retenções e destas últimas o quantitativo de alunos que são submetidos ao PEI. Após isto, apresentou-se um panorama de como esta prática tem refletido junto aos discentes do curso e por conseguinte produziu-se um manual com sugestões para a elaboração e execução do PEI, podendo assim motivar uma resposta pedagógica consistente com tal instrumento. A pesquisa foi de caráter qualitativo e se debruçou em um estudo de caso tendo como objeto, os atores que interagem no processo educacional do curso técnico integrado em Eletrotécnico do IFCE-Cedro. | pt_BR |
dc.subject | Ensino Técnico Integrado | pt_BR |
dc.subject | Retenção Escolar | pt_BR |
dc.subject | Aproveitamento Escolar | pt_BR |
dc.subject | Estudo de Caso | pt_BR |
dc.title | Impacto do plano de estudo individual na aprendizagem discente do ensino médio integrado: um estudo de caso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - IMPACTO DO PLANO DE ESTUDO INDIVIDUAL NA APRENDIZAGEM DISCENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO - UM ESTUDO DE CASO .pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.