Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1131
Título: Bioatividade de formulação comercial de Neem sobre Tetranychus urticae (ACARI: TETRANYCHIDAE)
Autor(es): Lima, Luis Gabriel do Nascimento
Palavras-chave: Bioinseticida
ácaro-rajado
controle alternativo
concentração letal
Data do documento: 2023
Citação: LIMA, Luis Gabriel do Nascimento. Bioatividade de formulação comercial de Neem sobre Tetranychus urticae (ACARI: TETRANYCHIDAE). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 34 f., 2023.
Resumo: O Vale do São Francisco tem se destacado como uma das maiores regiões que produz e exporta uva, dentre os desafios que se destaca na produção e no manejo desta cultura está o controle de pragas. O ácaro-rajado, Tetranychu urticae (Acari: Tetranychidae), possui uma diversidade de plantas hospedeiras e que causa danos expressivos em diversas culturas, dentre elas, a videira. Seu tamanho, ciclo de vida e alta produção de descendentes torna esse ácaro de difícil controle. Uma das principais forma de controle de T. urticae é através da aplicação de acaricidas sintéticos, porém, o uso indiscriminado e normalmente de maneira incorreta desses produtos têm reduzido suas eficiências, essencialmente devido ao crescimento de populações de ácaros resistentes. Na busca de métodos alternativos, extratos e óleos essenciais de plantas estão em estudo, e em sua maioria já com efeito comprovado, para o controle de insetos. O óleo do neem é bastante utilizado para testar sua atividade inseticida e acaricida. No Brasil, existem vários produtos formulados à base de neem, entretanto, cada um apresenta resultados diferentes em relação a eficiência no controle de pragas. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito tóxico da formulação comercial com concentração de 850g/L de óleo de neem sobre T. urticae. Em condições de laboratório, discos de folha de feijão de porco foram tratados com o produto comercial nas concentrações de 1:1; 1,5:1; 2:1; 2,5:1 e 3:1, colocados em placas de Petri, infestados com 10 fêmeas adultas do ácaro-rajado e, posteriormente, mantidos em câmara incubadora. O delineamento foi inteiramente casualizado, com quatro repetições e cinco concentrações mais a testemunha (água destilada), em triplicata. Após 24, 48 e 72 horas de exposição foram observados os ácaros mortos e os dados submetidos à análise de variância e de regressão. A CL50 e CL90 foram estimadas pela análise de Probit. A formulação comercial com 850g/L de óleo de neem apresentou efeito acaricida em T. urticae em todas as concentrações testadas, ocasionando uma maior mortalidade nas primeiras 24 horas de exposição nas concentrações mais elevadas (3:1, 2,5:1 e 2:1). A concentração de 1,18:1 e 2,54:1 causa uma mortalidade de 50% e 90% da população do ácaro, respectivamente. Os resultados indicam que o produto com formulação comercial de 850g/L de óleo de neem apresenta potencial no controle de T. urticae, sendo viável no Manejo Integrado de Pragas da Videira.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1131
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bioatividade de formulação comercial de Neem sobre Tetranychus urticae (ACARI TETRANYCHIDAE).pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.