Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1141
Título: Infâncias e marcadores sociais da diferença: estratégias teóricas e metodologias no contexto brasileiro
Autor(es): Teodoro, Cristina
Oliveira, Fabiana
Santos, Maria Walburga dos
Palavras-chave: Racismo
Feminismo
Opressão
Esperança
Transformação
Data do documento: 2023
Editor: Editora IFSertãoPE
Citação: TEODORO, C.; OLIVEIRA, F.; SANTOS, M. W. (ORG.). Infâncias e marcadores sociais da diferença: estratégias teóricas e metodologias no contexto brasileiro. Petrolina: Editora IFSertãoPE, 2023.
Resumo: O objetivo do presente livro surge a partir do encontro entre as organizadoras que, apesar do campo de pesquisa de interesse, ainda não haviam produzido conjuntamente. Esse encontro se deu em meio a organização de um evento, em meados do ano de 2021 que, entre outras finalidades, visava discutir as diferenças relacionadas ao gênero, à sexualidade, à classe, à raça e à cultura — como prática e ação docente junto aos bebês, crianças bem pequenas, em instituições de Educação Infantil. Aquele não era um evento qualquer e, muito menos, um momento qualquer da história do Brasil e do mundo. Entre os anos de 2020 e 2021, a humanidade sentiu de perto a sua fragilidade, vimo-nos diante de um colapso sanitário mundial causada pelo novo agente do coronavírus e sua respectiva enfermidade, a Covid-19. Até aquele momento, no Brasil, em função de um Estado de negacionismo e com total ausência de uma política de enfrentamento à Covid-19, decorreram-se 520 mil mortes. Frente a um cenário de morte, aqueles e aquelas que permaneciam vivos, a cada dia, tinham por obrigação resistir por aqueles e aquelas que tiveram suas vidas ceifadas. Assim, trabalhar e dar visibilidade para as infâncias e as crianças foi a maneira que encontramos como estratégia. Foi em um contexto de morte que discutimos e refletimos sobre a vida. Este livro é resultado desse processo.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1141
ISSN: 978-65-89380-17-7
Aparece nas coleções:E-Books

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
E-BOOK - INFÂNCIAS E MARCADORES....pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.