Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1142
Título: Literaturas, linguagens e artes: Áfricas, Américas - reexistências
Autor(es): Souza, Ana Lúcia Silva
Alexandre, Marcos Antônio
Oliveira, Maria Anória de Jesus
Palavras-chave: Artes
Racismo
Antiracismo
Ancestralidade
Negritude
Data do documento: 17-nov-2023
Editor: Editora IFSertãoPE
Citação: SOUZA, A. L. S.; ALEXANDRE, M. A.; OLIVEIRA, M. A. J. (Org.). Literaturas, linguagens e artes: Áfricas, Américas - reexistências. Petrolina: Editora IFsertãoPE, 2023.
Resumo: A publicação Literatura, Linguagens e Artes: Áfricas, Améfricas – Reexistências enuncia um só objetivo: estamos aqui para unir forças em prol da organização, divulgação e da circulação de pesquisas comprometidas com a agenda antirracistas, com vistas a ampliar as frentes de lutas contra o racismo epistêmico, na linda indagativa e propositiva de Sueli Carneiro (2005), uma das reconhecidas intelectuais que abriu caminhos para pautarmos as epistemologias negras em diferentes dimensões, sejam estas acadêmicas ou não. Na linha acima enunciada, partilhamos o livro que agora temos em mãos. Trata-se de uma obra que resulta do XII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE), ocorrido em 2022. É a segunda obra organizada sob nossa coordenação na da Área Científica: Literatura, Linguagens e as Artes (LLA/ABPN) da Associação1. O livro anterior, por sua vez, tem o seguinte título: Literatura, Língua e Artes: Linguagens d’África e suas Diásporas. Celebramos, portanto, mais essa conquista, por nos sabermos parte do processo da educação antirracista.Partilhar tais produções agora, quando a esperança vence o ódio e também após as tensões do período pandêmico e do contexto adverso que vivemos é um modo de reexistir ao socializar saberes outrora inviabilizados e marginalizados nos currículos escolares. Nos referimos a produções que remetem às matrizes africanas, diaspóricas e negras que são engendradas nas instituições acadêmicas brasileiras.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1142
ISSN: 978-65-89380-21-4
Aparece nas coleções:E-Books

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
E-BOOK - LITERATURA, LINGUAGENS E ARTES....pdf13,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.