Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1146
Título: Leveduras extraídas do mel de abelhas sem ferrão Melipona mandacaia com potencial fermentativo
Autor(es): Santos, Ana Cácia Freire dos
Palavras-chave: Apicultura
Abelha sem ferrão
Mel
Levedura
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Ana Cácia Freire dos. Leveduras extraídas do mel de abelhas sem ferrão Melipona mandacaia com potencial fermentativo. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 34 f., 2023.
Resumo: Atualmente, há uma grande busca por novos microrganismos que possam sintetizar, melhorar a qualidade e/ou reduzir custos de diversos processos e produtos. Direcionar as buscas em possíveis fontes desses microrganismos pode reduzir tempo e custos com pesquisas. O mel de abelhas sem ferrão é uma excelente fonte de carboidratos para processos fermentativos. Já foram descritas algumas espécies de leveduras osmofílicas que, além de viver nesse substrato, participam e contribuem com o processo de maturação. Diante dessa possível fonte, o presente trabalho teve como objetivo a prospecção de leveduras presentes no mel de abelha Melipona mandacaia, para contribuir com a compreensão da microbiota presente e selecionar microrganismos com potencial fermentativo. Como resultados, foram obtidas 101 colônias de leveduras, das quais 25 foram selecionadas e isoladas para a análise morfológica e ensaios fermentativos. A análise microscópica mostrou que não havia presença de hifas ou pseudo-hifas dentre os isolados e as formas presentes foram dos tipos circulares e ovaladas. Dessas 25 leveduras, 24 foram capazes de fermentar a glicose, 21 a frutose e 9 a sacarose. Não foram observadas fermentações dos açúcares lactose e maltose, entretanto, todas elas fermentaram o meio com mel. Apenas 4 leveduras foram capazes de fermentar 3 açúcares (glicose, frutose e sacarose) e a levedura sob o código V1-1A foi a que apresentou o melhor perfil fermentativo, sendo uma provável candidata para fermentação de bebida do tipo hidromel. Futuros estudos com esses isolados poderão contribuir ainda mais com a identificação da microbiota presente nas amostras de méis, suas associações com as abelhas e trazer benefícios para a produção de alimentos e bebidas fermentadas.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1146
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LEVEDURAS EXTRAÍDAS DO MEL DE ABELHAS SEM FERRÃO Melipona mandacaia COM POTENCIAL FERMENTATIVO.pdf733,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.