Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1165
Título: Máquinas térmicas em uma abordagem histórica e experimental: uma proposta para o ensino da termodinâmica
Autor(es): Andrade, Wellington Gonçalves de
Palavras-chave: Ensino de Física
Termodinâmica
Experimentos
Data do documento: 2023
Citação: ANDRADE, W. G. de. Máquinas térmicas em uma abordagem histórica e experimental: uma proposta para o ensino da termodinâmica. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta para a elaboração de um experimento simples, de baixo custo e de fácil aquisição e montagem, que contribua com o ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados à termodinâmica, abordando principalmente os princípios físicos das máquinas térmicas. A metodologia proposta pode fornecer a construção e discussão do experimento a partir dos conhecimentos históricos e teóricos. Com isso, espera-se que o planejamento e execução da experimentação no ensino de física possam vir como uma melhor forma estratégica para compreensão e adequação de conteúdo, representando a eficiência no processo de ensinoaprendizagem. Este experimento foi desenvolvido a fim de criar um dispositivo baseado na maquina térmica de Heron de Alexandria, para demonstrar e compreender os conceitos físicos da primeira e segunda lei da termodinâmica, sobretudo, das máquinas térmicas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de Graduada em Licenciatura em Física
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1165
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador