Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1168
Título: Substratos alternativos para a produção de mudas de melancia
Autor(es): Oliveira, Camila Cristina Gomes
Palavras-chave: Melancia
Cultivo
Substratos
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA, Camila Cristina Gomes. Substratos alternativos para a produção de mudas de melancia. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 29 f., 2023.
Resumo: A melancia (Citrullus lanatus Thunb.), pertencente à família Cucurbitaceae, é uma hortaliça cultivada em todo território brasileiro e tem importância relevante principalmente nas regiões Norte e Nordeste. O plantio da melancia pode ser realizado através do cultivo de mudas em bandejas com posterior transplante ou por plantio direto de sementes. Um dos processos cruciais do sistema produtivo é a produção de mudas, pois delas depende o desempenho final das plantas nas áreas de produção e um fator decisivo é o substrato sobre o qual as sementes serão inseridas. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o uso de substratos na emergência e no desenvolvimento de plântulas de melancia. Foram utilizadas sementes de melancia da Feltrin® Sementes, em bandeja de 128 células, na densidade de uma semente por célula, preenchidas com os substratos esterco caprino, substrato comercial da Turfa® Fértil, vermiculita, e as misturas vermiculita + esterco caprino e substrato comercial da Turfa® Fértil + esterco caprino na proporção 1:1. Avaliou-se os seguintes parâmetros: índice de velocidade de emergência, tempo médio de emergência, porcentagem de emergência, formação de torrão, diâmetro do coleto, comprimento de raiz, altura de planta, massa fresca da parte aérea e de raiz e massa seca da parte aérea e de raiz. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (substratos) e quatro repetições com 24 sementes por unidade experimental. Os dados foram analisados por meio da ANOVA e Teste Tukey a 5% de probabilidade, utilizando o programa estatístico SISVAR. Não houve nenhuma variação entre os tratamentos para os parâmetros índice de velocidade de emergência, tempo médio de emergência e formação de torrão, apenas no tratamento substrato comercial que a variável porcentagem de emergência, obteve valor superior aos demais. Os resultados positivos em relação ao substrato comercial já eram esperados, principalmente por ser um produto que apresenta boa composição química e características físicas favoráveis ao desenvolvimento das mudas. Para o diâmetro de coleto, comprimento da parte aérea, massa fresca e seca de parte aérea e massa fresca e seca de raiz, não houve diferença estatística entre o substrato comercial, vermiculita, esterco caprino e os tratamentos com misturas de esterco, apenas no tratamento de esterco caprino que a variável comprimento de raiz obteve valor inferior aos demais. Conclui-se que o uso isolado do substrato esterco caprino não é indicado para a produção de mudas de melancia e que o uso da vermiculita pura e das misturas com esterco caprino são alternativas viáveis ao substrato comercial.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1168
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)
Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- SUBSTRATOS ALTERNATIVOS PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.