Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1170
Título: Acúmulo de fitomassa em segmentos de ramas de batata-doce (Ipomea batatas L.) ‘CIP-BRS-Nuti’ em função do número de gemas
Autor(es): Oliveira Junior, Durval dias de
Palavras-chave: Sequestro de carbono
Biofortificada
HarvestPlus
Centro Internacional da batata
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA JUNIOR, Durval dias de. Acúmulo de fitomassa em segmentos de ramas de batata-doce (Ipomea batatas L.) ‘CIP-BRS-Nuti’ em função do número de gemas. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 19 f., 2023.
Resumo: A cultura da batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.) é uma das mais importantes para os brasileiros, é produzida em todas as regiões do país, é uma planta rústica, herbácea, de hábito rasteiro, apresentando alta resistência a seca e de fácil manejo, apresentando alta capacidade de crescer, sua parcela de interesse comercial são suas raízes tuberosas, seu sistema radicular é formado por dois tipos de estrutura, uma parte fibrosa, que é responsável pela absorção de água e nutrientes, desenvolvida a partir das gemas, e as raízes tuberosas, originárias dos entrenós, provenientes do acúmulo de fotoassimilados. Neste sentido, objetivou-se com o presente trabalho avaliar o acúmulo de fitomassa em segmentos de ramas de batata-doce biofortificada “CIP BRS Nuti” em função do número de gemas, e determinar qual a melhor forma de propagação. O trabalho foi realizado no IF Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, composto por três tratamentos (01, 02 e 03 gemas), com 10 repetições e 06 intervalos de avaliação: 0, 7, 14, 21, 28, 35 dias após o plantio, a cada intervalo de tempo, partes das plantas foram individualizadas e pesadas em balança de precisão, sendo as variáveis: tamanho da planta, massa fresca e seca de raízes, massa fresca e seca de folhas; massa fresca e seca de caules, número de folhas e de raízes. A quantidade de gemas influi no crescimento e acúmulo de fitomassa apenas nos primeiros quatro tratamentos, ou seja, a partir dos 35 DAP as variáveis são iguais, portanto, para este experimento, independente do número de gemas utilizadas para o plantio, aos 35 dias após plantio (DAP) as variáveis serão iguais, ou seja, não há diferença.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1170
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.