Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1172
Título: Produção de mentha em função da espécie e do espaçamento no semiárido brasileiro
Autor(es): Souza, Lígia Emanuela Viana de
Palavras-chave: Mentha arvensis L.
Mentha pulegium L.
Cultivo de menta
Vale do São Francisco
Data do documento: 2023
Citação: Souza, Lígia Emanuela Viana de. Produção de mentha em função da espécie e do espaçamento no semiárido brasileiro. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 22 f., 2023.
Resumo: A falta de informações sobre a condução do cultivo de espécies do gênero Mentha L. limita seu desenvolvimento e sua produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar duas espécies de menta, e definir o melhor espaçamento para essa cultura em condições de clima semiárido. O experimento foi conduzido no Horto Medicinal Orgânico, no Campus Petrolina Zona Rural. As mudas confeccionadas de estacas herbáceas, em bandejas de isopor, no sistema floating, na hidroponia do CPR, após um mês as mudas foram transplantadas para canteiros. Os tratamentos foram resultantes da combinação fatorial de duas espécies de menta (Mentha arvensis L. e Mentha pulegium L.) com três espaçamentos (0,20 x 0,40 m; 0,30 x 0,60 m; 0,50 x 0,80 m), distribuídos em blocos casualizados, com quatro repetições. A colheita foi realizada aos 75 dias, colhendo toda a parte aérea, evitando as plantas das bordaduras. Após a colheita, o material vegetal foi transportado para o laboratório de Biologia vegetal, onde foi realizada a pesagem do material fresco, posteriormente secos em estufa, a 65 oC, por 48 horas, quando alcançar massa constante, para obtenção da massa seca e do óleo essencial. Os dados foram submetidos à análise de variância, pelo teste de F e os graus de liberdade, de espécies e de espaçamento, desdobrados em teste de Tukey, a p<0,05, usando o SISVAR 6.0. Os espaçamentos indicados para uma maior produção da M. arvensis L. são 0,20 x 0,40 m e 0,30 x 0,60 m, para a M. pulegium L. são indicados os três espaçamentos. A M. arvensis L. obteve maior produção de óleo essencial sendo esta indicada para uma melhor produção nas condições climáticas do Vale do São Francisco.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1172
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PRODUÇÃO DE MENTHA EM FUNÇÃO DA ESPÉCIES E DO ESPAÇAMENTO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO.pdf228,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.